4- As bebidas também constituem uma ameaça à boa forma?

RE: Refrigerantes devem ser evitados já que, os tradicionais, são excessivamente calóricos e não contribuem em nada com o valor nutritivo da alimentação. Normalmente há a opção da versão light, que, pelo menos, não contêm valores significativos de calorias. Independentemente de serem calóricas, as bebidas alcoólicas precisam ter o consumo regrado já que o excesso delas coloca a pessoa em risco de desenvolver algum problema no fígado. Normalmente, sugere-se um limite máximo de 80 gramas de álcool por dia, o que equivale a cerca de 5 chopps (350 ml cada chopp). Mesmo assim, deve-se evitar o consumo diário, salvo em situações de indicação profissional, como no caso do vinho tinto seco que contém propriedades funcionais e acaba sendo uma boa opção para consumo em muitos eventos. Os destilados além de muito calóricos, contêm alto teor alcoólicos e poderão ser misturados a sucos, água com gás ou de coco para se tornarem mais indicados.

5- Em restaurantes, que opções podem ser usadas?
RE: a fritura deverá ser evitada. Em bares e restaurantes, pode-se pedir para que as carne sejam feitas na chapa, sem óleo. Aves e peixes também são boas opções, além de picles, palmito e salada verde. Estes alimentos caem bem com um suco natural.

6- A pessoa que tem festas nos finais de semana pode fazer algum tipo de dieta mais restritiva de segunda a sexta para evitar o ganho de peso?

RE: A compensação é usada para “diluir os excessos” de uma festa por exemplo. Porém, a dieta do dia seguinte ao excesso não deve ser restritiva demais, para que a saúde da pessoa não seja comprometida. O ideal é que ela mantenha um programa alimentar saudável. Uma alimentação mais rica em sucos naturais, sopas completas, vitaminas, carnes brancas acompanhadas de carboidratos integrais e saldas , além de frutas pode ser indicada, sob orientação. Os exercícios físicos são indicados sempre e, para pessoas que têm vida social agitada, são ainda mais pois ajudam a aumentar o gasto energético diário, o faz com que os excessos não pesem tanto na balança. Fazer exercícios moderados após um dia de festa, certamente é uma boa opção.

Voltar para a 1ª parte sobre Como Conciliar Dieta Com Vida Social Intensa »