Muitas são as doenças que têm na alimentação uma de suas principais causas. Já está mais do que na hora de você preservar o seu bem maior: sua saúde. Que tal começar a escolher melhor o que coloca no prato? Portanto, a seguir, algumas dicas de alimentação:
Constipação intestinal… acabe com este mal!
Constipação intestinal, é a dificuldade de evacuação, popularmente conhecida como “prisão de ventre”, causada principalmente por uma dieta pobre em alimentos com fibras, estresse, falta de exercícios físicos, uso abusivo de laxativos e irregularidade das refeições.
Dicas de alimentação para evitar a constipação intestinal:
- Aumente o consumo de líquidos, consumindo no mínimo 2 litros de água por dia;
- Substitua alimentos refinados por alimentos integrais, assim você estará aumentando o consumo de fibras;
- Selecione melhor as frutas que você usa: mamão, manga, laranja, melancia, são sempre boas opções;
- Utilize a linhaça na vitamina;
- Tente incluir uma xícara de chá de chá verde;
- Consuma iogurte natural adoçado com mel;
- A ameixa é uma fruta que tem efeitos laxativos podendo ser ingerida;
- Não utilize laxantes ou purgantes, eles prejudicam seu organismo;
- Por fim, consuma os alimentos nas horas corretas, e com regularidade, sem esquecer as principais refeições.
A melhor fonte de ferro da alimentação é a carne, seja ela branca ou vermelha. Alimentos como beterraba, folhas verdes e feijão também podem ajudar, mas a carne é imbatível. O ideal é que você procure comer este alimento duas vezes por dia, uma vez na hora do almoço e a outra no jantar. Se você não tem o costume de jantar, vale um sanduíche com peito de frango ou carne moída. Se você incluir juntamente a esta carne muitas folhas e suco de beterraba com laranja ou acerola seu organismo vai agradecer também. Outra dica é evitar que o seu organismo perca o ferro ingerido nestes alimentos. Para isto, você deve evitar cafeína (café, chá mate, chocolate, refrigerante) e também dar sempre um intervalo de pelo menos 2 horas entre a ingestão das fontes de ferro e o consumo de leite e derivados.
Alimentos permitidos: leite, queijo fresco, ricota, sopas magras, carnes magras, ovos cozidos, verduras e legumes bem cozidos, pães, bolachas maria, maisena, água e sal.
Alimentos impróprios: Alimentos gordurosos e frituras, frutas ácidas, temperos fortes, doces concentrados, frutas secas e cristalizadas, Feijão, café, bebidas alcoólicas, linguiça, embutidos em geral, pepino, rabanete, tomate, couve, repolho, pimentão.
Diarreia? É com água de coco: A água, especialmente de coco verde, é considerada um excelente soro vegetal. Basta adicionar uma pitada de sal para a re-hidratação de adultos e crianças com diarreias persistentes e desidratação.
Alho é tudo de bom!!! Além de conferir um sabor especial à comida, o alho reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim (LDL) e aumentar os níveis de colesterol bom (HDL).
Segredo… Um dos segredos de um bom café da manhã é incluir uma porção de proteínas…é, a proteína faz a glicose subir gradualmente no sangue, prevenindo ataques de fome antes da hora do almoço e a sensação de cansaço. Leite, iogurte, queijos e ovos são boas fontes. Mas fique atento! Se o seu colesterol estiver elevado opte por gelatina diet ou queijo branco!
Continuação da matéria com Dicas de Alimentação e Receitas »