Osteoporose e alimentação

osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea e deterioração da estrutura do tecido ósseo, ou seja, é uma doença que enfraquece os ossos e é responsável por problemas posturais e aumento do risco de fraturas.

Para evitar a osteoporose é fundamental incluir alimentos fontes de cálcio de três a quatro vezes ao dia. Os alimentos fontes de cálcio são os leites, queijos brancos, iogurtes, requeijão, ou seja, todos os derivados do leite. O cálcio está presente também nos flocos de cereais, feijão branco miúdo, aveia, couve manteiga, orégano, brócolis. Além do consumo destes alimentos deve-se evitar sal, açúcar, cafeína e gorduras e também o uso do cigarro. A prevenção é uma arma poderosa no combate à osteoporose e pode começar com exames simples e rápidos.

Há muitos fatores de risco que podem indicar que a pessoa estará mais sujeita à osteoporose e, nestes casos, a prevenção torna-se uma necessidade. Dentre os principais fatores de risco, além da hereditariedade, estão:

Diminuição de hormônios

Quando a produção de hormonios diminui, inicia-se também a perda de massa óssea. Portanto, quanto mais cedo ocorrer a menopausa, maior o risco de osteoporose.

Raça e estrutura corporal

Mulheres com estrutura óssea delicada, delgada e pele clara (em especial louras, ruivas ou orientais) correm maior risco de apresentar essa doença.

Sedentarismo e a osteoporose

Outro grupo de risco considerável é aquele formado por mulheres com pouca ou nenhuma atividade física regular, tal como caminhar ou praticar exercícios.

Doenças crônicas

Algumas doenças crônicas (reumatismo, inflamação nas articulações, disfunção da tireoide e dos rins etc.) contribuem para que ocorra uma maior perda óssea.

Nutrição inadequada

O consumo insuficiente de alimentos ricos em cálcio desde a infância até a idade adulta compromete a renovação da massa óssea.

Fumo, álcool e café

Quando em excesso tornam-se fatores de risco.

Uso contínuo de medicações e a osteoporose

Utilizar medicamentos sem acompanhamento médico pode trazer sérios problemas saúde. No caso da osteoporose tal atitude aumenta o risco de perda de massa óssea, principalmente se tais medicações incluírem hormônios da tireoide, diuréticos, anticoagulantes, corticosteroides, etc.

Continuação da matéria com Dicas Nutricionais para Evitar a Osteoporose »