Papel Imunológico, Deficiências e Fontes Alimentares da Vitamina B

Vitamina B

As vitaminas do complexo B são um grupo de vitaminas solúveis em água (hidrosolúveis) e que desempenham importantes papéis no metabolismo das células. As vitaminas B já foram consideradas como sendo uma única vitamina, conhecida como vitamina B (assim como as pessoas se referem à vitamina C ou vitamina D). Pesquisas posteriores mostraram que elas são quimicamente distintas mas que frequentemente coexistem nos mesmos alimentos. Em geral, os suplementos que contêm todos as vitaminas B são referidos como uma vitamina do complexo B. Agora, suplementos de vitamina B individuais são referidos pelo nome específico de cada vitamina, por exemplo, B1, B2, B3 , etc.

Portanto, o complexo B compreende oito vitaminas que, apesar de distintas em sua estrutura química, assemelham-se quanto às funções nas reações do metabolismo intermediário e produção de energia. São elas: tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina, biotina, ácido fólico e cianocobalamina. Vamos falar de cada uma delas a seguir:

Tiamina (B1)

A tiamina está presente em importantes coenzimas envolvidas no metabolismo dos carboidratos e por isto é fundamental em reações de decomposição da glicose em energia, além de desempenhar um importante papel na condução dos impulsos nervosos. A deficiência de tiamina acarreta graves alterações no sistema nervoso e cardiovascular e sua forma mais grave é conhecida como beribéri. As principais fontes alimentares de tiamina incluem: alimentos enriquecidos ou fortificados, grãos integrais, pães e outros cereais.

Riboflavina (B2)

É encontrada no fígado, leite, rim, carnes, ovos, ostras, gérmen de trigo, nabo, beterraba, levedo de cerveja e farelo de arroz. As leguminosas em geral constituem boas fontes. Também exerce importante papel no metabolismo de carboidratos através de funções coenzimáticas, além de atuar no metabolismos de ácidos graxos e aminoácidos. A deficiência está relacionada à ocorrência de glossite, estomatite angular, queratose, dermatite e manifestações oculares.

Continuação da matéria sobre a Vitamina B »