Quais são os suplementos que ajudam a secar, diminuir o percentual de gordura, emagrecer?
Existem suplementos no mercado que favorecem a queima de gordura, como a L-carnitina, efedrina e cafeína. No caso da L-carnitina, há maior transporte de ácidos graxos para serem oxidados durante a atividade física, ou seja, maior quantidade de gordura é usada como fonte de energia. Entretanto, esse suplemento tem mais efeito em pessoas que possui deficiência desse nutriente. Já a efedrina aumenta a ação da adrenalina, estimula uma grande variedade de tecidos, potencializa a contração muscular, elevam o índice de quebra de glicogênio muscular e hepático, além de favorecer a queima da gordura presente nas células adiposas, porém pode causar problemas cardíacos. E a cafeína aumenta a oxidação de gordura e consequentemente diminui a utilização de carboidrato durante o exercício. Estes efeitos, entretanto, não ocorrem na pessoa que faz uso regular da substância, pois ocorre uma adaptação do organismo. Entretanto, devemos ressaltar que esses suplementos devem estar associados a uma dieta com objetivo de redução de gordura corporal, evitando sempre restrições excessivas, pois favorecem a perda de massa magra.
Quais são os riscos para a saúde do uso de suplementos sem orientação?
O uso de suplementos indiscriminado pode causar danos irreversíveis ao fígado e rim, além de afetar o metabolismo de uma maneira geral. Por isso que seu uso deve ser avaliado e orientado por profissional capacitado.
Sendo bem orientado, o consumidor pode usar estes produtos?
O consumidor pode usar suplementos com orientação, entretanto deve-se sempre avaliar sua necessidade, pois através da dieta conseguimos atingir, na maioria das vezes, a necessidade de todos os nutrientes.
Como ganhar massa muscular?
Para ganhar massa muscular, além de a pessoa fazer a musculação com o objetivo de hipertrofia, realizando reavaliações periodicamente, ela deve ter uma alimentação variada e completa, consumindo alimentos adequados pré e pós-treino, esse é o maior diferencial para favorecer o aumento do músculo.
Antes do treino, cerca de 40 minutos, o praticante deverá fazer uma refeição rica em carboidrato, composto por frutas, suco natural ou água de coco, biscoitos ou pães. Já durante o treino é indicado hidratação contínua e suplementação de carboidrato, caso o tempo de atividade for superior a 60 minutos. E a refeição pós treino, essencial para atingir o objetivo esperado, deve ser a base de proteína e carboidrato. Entretanto, o consumo de proteína deve ser orientado e calculado, pois, em excesso, ela pode causar danos renais e hepáticos.
A Nutrício possui programas nutricionais específicos para quem pratica atividades esportivas. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil). Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.