Rimonabanto - Acomplia

Esta substância, Rimonabanto, mais conhecida como “pílula anti-barriga”, foi descoberta na década de 90 e, em 2008, chegou ao nosso país, sendo usada por inúmeras pessoas com resultados considerados positivos pelos médicos.

O mecanismo de ação é simples. Uma área do hipotálamo chamada de CB1 (receptor canabinoide 1) é sensível a substâncias endocanabinóides produzidas pelo próprio corpo e que, diariamente, despertam a sensação de fome. O Rimonabanto age inibindo o receptor CB1, o que diminui a vontade de comer. Este receptor, atua na lipogênese, induzindo a obesidade, principalmente a central. Dessa forma, por inibir a ação do CB1, orimonabanto é capaz de reverter esta ação para os obesos que têm doenças associadas como o diabetes tipo 2.

O Rimonabanto parecia ser uma verdadeira promessa de cura já que os efeitos deste processo podem ser a diminuição da circunferência abdominal, resistência insulínica e do triglicérides. Porém, quando chegou ao Brasil, com o nome comercial de Acomplia, a substância já havia tido a distribuição proibida em alguns países já que mais estudos tornavam-se necessários para avaliação dos efeitos colaterais.

Recentemente o rimonabanto também foi proibido no Brasil, já que estudos conduzidos por diversas entidades internacionais, mostraram que os usuários da substância podem ter agrave de situações como depressão e outros transtornos psiquiátricos. Assim, a medicação precisará ter seus estudos aprofundados antes que volte as prateleiras das farmácias do Brasil.

Enquanto aguardamos novas posições, nada melhor que educação nutricional para o combate às doenças crônico-degenerativas.

Nutrício possui programas de reeducação alimentar específicos para o emagrecimento. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil). Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.

Elaboração: Mariana Braga Neves – nutricionista e editora do site