Recomendações, vantagens e cuidados com o consumo do Ômega-3
A mídia estimula o consumo do Ômega 3. Não devemos comprar cápsulas de Ômega 3 em farmácias sem orientação.
Vindo de alimentos pode ser consumido diariamente, porem em quantidades adequadas e prescritas por nutricionistas. No caso de cidades que ficam longe do mar e dos rios, alguns peixes criados em cativeiro podem não ter a quantidade adequada de Ômega 3. Pode haver ainda a contaminação por metais pesados como o mercúrio, daí a necessidade d orientação profissional sobre qual produto utilizar.
Por ser anticoagulante, pessoas em usos de medicação para essa finalidade necessitam de cautela e supervisão médica para uso. Pessoas com alteração nos níveis de vitamina K também precisam de atenção e liberação médica para uso.
Bastante recomendado para gestantes por garantir adequado funcionamento cerebral do feto, o Ômega 3 não deve ser usado aleatoriamente por grávidas, visto que, em excesso, pode elevar o risco de aborto, parto prematuro e hemorragias pós-parto.
O uso de Ômega 3 por crianças é outro ponto que merece atenção, visto que há um limite diário que não deve ser extrapolado.
A Nutrício possui programas nutricionais específicos para uma alimentação balanceada e saudável. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil).
Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.
Por: Jaqueline Assis – Graduanda em Nutrição – PUC Minas
Coordenação: Mariana Braga Neves – Nutricionista