
Atualmente a preocupação em relação à beleza e a saúde do corpo é cada vez maior. A cada dia cresce o número de estabelecimentos de estética e salões de beleza, e o mercado lança novos produtos, consequentemente a área da medicina, bem como da saúde estética, está em constante aprimoramento.
Nesse contexto, a nutrição é uma aliada de suma importância que traz benefícios tanto para a saúde como para a beleza. Os benefícios da nutrição vêm de dentro para fora. A hidratação é um exemplo disso, pois hidratando as células internamente o resultado será uma pele luminosa, lisa, com boa aparência e elasticidade.
Quando pensamos na celulite, mudanças na alimentação são importantes como: diminuir a ingestão de gorduras e carboidratos simples (açúcares e doces em geral, pães e biscoitos de farinha branca, arroz branco, entre outros); neste caso devemos substituir por carboidratos complexos como pães integrais preferencialmente com grãos, arroz integral, macarrão de farinha integral e aveia, além de incluir mais frutas e verduras na alimentação diariamente.
Também é importante lembrar que não é aconselhável ficar muitas horas sem comer, pois muitas vezes durante o dia a alimentação é bem restrita e quando chega à noite a fome é bastante grande, levando a comer demais, e isso propicia o aparecimento da celulite. Beber pouca água e consumir bastante sal dificulta a troca de líquidos corporais, retendo toxinas e favorecendo a celulite.
Os alimentos antioxidantes também são necessários para dificultar a ação dos radicais livres, os quais aceleram o processo do envelhecimento da pele. A carência das vitaminas A, C e E, assim como dos minerais selênio e zinco também podem acelerar esse processo.
Alguns alimentos fontes destes nutrientes:
Vitamina A: fígado, gema de ovo, leite e derivados;
Vitamina C: frutas cítricas como laranja, acerola, abacaxi, limão, morango, goiaba, além de tomate e pimentão;
Vitamina E: sementes oleaginosas (castanha- do – Pará, nozes), cereais integrais, gérmen de trigo, vegetais verdes escuros e óleos vegetais;
Selênio: castanha-do-pará, peixes, frutos do mar, cereais integrais, aves e carnes vermelhas;
Zinco: carnes, fígado, cereais integrais, mariscos e ovo.
E lembrando que o sol é o inimigo número um da pele, por isso, use muitos alimentos ricos em caroteno como frutas e vegetais amarelos e vermelhos (moranga, mamão, beterraba, morango, pimentão) e verdes escuros como brócolis, couve e espinafre.
Mantendo uma alimentação variada e colorida você fornece ao organismo os nutrientes necessários para preservar a saúde e a beleza da pele.
A Nutrício possui programas nutricionais específicos para a saúde estética. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil). Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.
Por: Nutricionista Sônia B. Coutinho – Nutricionista em Porto Alegre, RS
Leia também: Nutrição e Estética: Beleza Com o Que Você Poe na Mesa »