A linhaça, semente do linho (Linum Usitatissimum), tem se tornado um alimento cada vez mais popular. É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças.
Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos polinsaturados (Ômega-3 e Ômega-6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é uma das mais ricas fonte de Ômega-3 existente na natureza.
Para os consumidores do alimento ou para aqueles que pretendem incluir esta semente do linho no cardápio, a boa notícia é que a linhaça ajuda no trabalho intestinal, sendo indicada para portadores de constipação intestinal (intestino preso, prisão de ventre). Além disto, este alimento ajuda a amenizar os sintomas da TPM, auxilia no desenvolvimento infantil, é importante para atletas e é indicado para mulheres no climatério.
Receita com Linhaça
Bolachinha de linhaça com ameixa
Ingredientes:
– 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral fina
– ½ xícara (chá) de farinha de soja integral
– ½ xícara (chá) de semente de linhaça
– 1 pitada de sal
– ⅓ xícara (chá) de óleo de canola
– ½ xícara de chá de ameixa seca picada
– ½ xícara de chá de açúcar mascavo
– 1 xícara (chá) de água
Modo de fazer:
Misturar os ingredientes secos, juntar aos molhados e vá acrescentando água aos poucos (somente o suficiente para que a massa fique em ponto de enrolar). Fazer um rolo comprido e cortar com uma faca. Assar em forma não untada, forno médio pré- aquecido até que estejam bem dourados.
Dicas de uma boa alimentação
- A linhaça pode ser utilizada em vitaminas, iogurtes, sopas, sucos, saladas de frutas, misturada a cereais e a outros alimentos;
- A linhaça é fonte de fibras e lignanas, compostos associados às fibras que melhoram o funcionamento intestinal e favorecem o controle da glicemia, pois retardam a absorção da glicose. Assim, é um alimento indicado para diabéticos também;
- O ideal de se utilizar a linhaça é triturada, pois dessa forma ela é mais bem absorvida. Porém, a linhaça precisa ser triturada na hora de usar;
- Se você comprar o alimento triturado, a semente moída (farinha) deve ser mantida sob refrigeração e longe da luz, para evitar a oxidação dos ácidos graxos essenciais.
- Auxilia no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
- Auxilia na diminuição do risco de aterosclerose;
- Auxiliar na modulação do sistema imunológico;
- Auxilia no combate a acne;
- Regula a função intestinal;
- Outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira e pode ser manipulado ou encontrado em lojas especializadas.
Por: Mariana Braga Neves (nutricionista) e Paula Silva Amora (nutricionista)