O que é?
A Doença Celíaca é uma doença caracterizada por uma anormalidade orgânica que acarreta em uma intolerância ao glúten, proteína presente no trigo, aveia, centeio e cevada.
É uma doença hereditária?
Os estudos mostram que indivíduos que possuem parentes de 1º grau celíacos têm mais chances de apresentarem a doença.
Quais são os sintomas?
A maior parte dos indivíduos acometidos apresentam uma diarréia grave, com frequência de 3 a 4 vezes ao dia e mal estar geral.
O que precisa-se mudar na alimentação?
É necessário que o glutén seja excluído da dieta. Sendo assim, todos aqueles produtos fabricados a partir do trigo, cevada, aveia e centeio, devem ser eliminados da dieta.
É IMPORTANTE então que antes de consumir produtos de padaria, enlatados ou qualquer produto industrializado, haja uma criteriosa leitura do rótulo e somente consumir se houver isenção de glúten.
Quais alimentos os celíacos podem comer?
Grupo do leite: leite, queijos, iogurte, coalhadas.
Grupo das carnes: ovos, carne de boi, peixe, aves, porco, cabrito, frescas.
Grupo de cereais: arroz, pães feitos com farinhas permitidas, flocos de milho, canjica, fubá, flocos de arroz.
Grupo de frutas: Todas as frutas são permitidas.
Grupo de vegetais: qualquer um desde que não sejam preparadas com farinhas proibidas. Sopas: podem ser usadas todas as sopas de vegetais, desde que engrossadas com creme de leite, maizena ou fécula de batata.
Sobremesas: gelatinas, gelatina com frutas, sorvete de frutas, pudim de leite condensado, manjar branco engrossado com maizena.
Bebidas: leite, suco de frutas, café moido, chá.
Quais alimentos contêm glúten e por isso são proibidos (ou devem ser evitados)?
Grupo das carnes: bolinhos de carne, peixe ou frango empanado, à milanesa, feito com pão ou farinha de rosca, croquetes, carnes em conserva, frios.
Grupo dos cereais: pão, biscoitos, bolachas, bolo e pãezinhos feitos com farinha de trigo, centeio, aveia ou cevada. Flocos de centeio, misturas prontas para panquecas, lasanha, pizza, roscas, torradas, germe de trigo, macarrão etc.
Grupo das Frutas: nenhuma fruta é proibida.
Grupo dos vegetais: nenhum vegetal é proibido, exceto os preparados com farinhas não permitidas.
Sopas: todas as enlatadas, cremosas e sopas industrializadas são proibidas, exceto as que se tem conhecimento dos rótulos.
Bebidas: Leite maltado, Ovomaltine®, cerveja e bebidas de malte fermentado. Leia o rótulo de bebidas instantâneas para se certificar se não houve adição de farinha de trigo.
Doces: doces comerciais contendo derivados de cereais ( Ter atenção aos rótulos! ).
Aderir a está dieta, a princípio, pode ser difícil pela variedade de produtos do nosso dia-a-dia que apresentam em sua composição estes ingredientes, mas a grande maioria dos pacientes relata uma rápida melhora nos primeiros dias da restrição.
E uma dica para preparar os alimentos?
Nas preparações onde utilizamos estes alimentos é possível fazer uma substituição destes por outras farinhas: amido de milho, farinha de batata, farinha de arroz, farinha de soja e farinha de fécula de trigo.
Texto: Cristhiane Forreaux – Nutricionista em Belo Horizonte, MG
Confira algumas Receitas com Alimentos sem Glúten » Guia Orientador para Celíacos »