A dieta mediterrânea se caracteriza pela riqueza do consumo de frutas, hortaliças (verduras e legumes), cereais, leguminosas (grão-de-bico, lentilha), oleaginosas (amêndoas, azeitonas, nozes), peixes, leite e derivados (iogurte, queijos), vinho, azeite de oliva e uma enorme variedade de ervas de cheiro.
A dieta mediterrânea, além disso, é caracterizado por um baixo consumo de carnes vermelhas, gorduras de origem animal, produtos industrializados, doces, alimentos ricos em gordura e açúcar.
A dieta mediterrânea por possuir um baixo consumo de alimentos industrializados, gorduras saturadas, sal e açúcar, é uma dieta muito boa, é claro que com uma adequação e distribuição correta dos macronutrientes.
É uma dieta muito proveitosa para pessoas que tenham alguma doença cardiovascular, acreditando-se que seria uma ótima opção nesses casos, já que ela faz uso de gorduras “boas” e usa ervas para temperar ao invés do uso exagerado de sal.
A Nutrício possui programas nutricionais específicos para que busca uma alimentação saudável. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil).
Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.
Por: Thaís Ferreira – Graduanda em Nutrição
Primeira parte sobre a Dieta Mediterrânea »