Originária do México, a Chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.
As sementes de Chia são uma excelente fonte de fibra (superior à do farelo de trigo), antioxidantes, é uma enorme fonte de proteína, e é considerada um dos poucos alimentos vegetais conhecidos a conter uma grande quantidade ômega 3. Esta quantidade de ômega 3 é superior em relação ao salmão e às sementes de linhaça.
Ao adicionar uma colher de Chia num copo d’água e deixar por 30 minutos, irá formar uma espécie de gelatina sólida. Este gel, ou gelatina, é criado devido à fibra solúvel que contém. Pesquisadores acreditam que este mesmo gel é o fenômeno que ocorre no estômago quando a comida contém este tipo de fibra pegajosa conhecida como mucilagem.
Fácil de digerir, a absorção de água na Chia é uma ajuda importante para a digestão humana. A Chia amolecida na água é mais bem absorvida e digerida. Isto significa um rápido transporte aos tecidos.
Outras propriedades da Chia são:
- Cerca de 20 a 23% do seu peso é proteína completa, contém todos os aminoácidos essenciais em equilíbrio perfeito;
- 60% do seu óleo é Ômega 3 e 40% Ômega 6;
- Contém 5 vezes mais cálcio do que o leite, 3 vezes mais ferro do que o espinafre, 15 vezes mais magnésio do que os brócolis, 2 vezes mais potássio que a banana, 3 vezes mais antioxidantes que as uvas-do-monte (mirtilo);
- é 100% natural;
- sem glúten;
- ajuda a reduzir os níveis de triglicérides;
- melhora a saúde do cólon;
- não contém glúten;
- reduz desenvolver diabetes;
- e é anti-inflamatório.