O chá verde é um alimento excelente e riquíssimo em antioxidantes devido a presença da catequina. Além disso possui o efeito termogênico, ou seja, acelera o metabolismo. Emagrecer é apenas uma das muitas vantagens do consumo do chá. Ele também faz bem para a pele, ajuda na prevenção do câncer e melhora a saúde cardiovascular. Porém, a quantidade a ser usada deve ser indicada de acordo com cada pessoa. Hipertensos, portadores de gastrite e refluxo não devem abusar desta bebida.
Veja algumas dicas para usar corretamente o chá
Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar, apague o fogo. A água não deve entrar em ebulição. Acrescente 1 (uma) colher de sopa das folhas para 500 ml da água. Abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar, quente ou frio. Não se deve preparar grande quantidade de chá de uma só vez. O ideal é consumi-lo o mais próximo da hora na qual foi preparado. O chá de saquinho, embora prático, contém menos concentração da substância benéfica. O chá verde em cápsula só pode ser usado se indicado por um profissional de saúde.
Horário para usar o chá verde:
O chá verde não deve der usado após as 16 horas, principalmente para quem já sofre de insônia. Também não deve ser usado após o almoço para não prejudicar a absorção de alguns nutrientes. O ideal é não combiná-lo com alimentos como leite e derivados. Assim, tome o chá no meio da manhã ou meio da tarde, acompanhado de pão ou biscoitinhos integrais.
Quantidade diária de chá verde:
Hipertensos não devem usar mais de 2 xícaras de chá por dia. Mesmo assim é importante que o chá, se consumido por hipertensos e pessoas ansiosas, seja mais diluído. Para quem não apresenta nenhum comprometimento à saúde, o consumo de até 4 (quatro) xícaras diárias é saudável.