Há bastante tempo a atividade física e uma dieta balanceada são descritas como ingredientes primordiais na busca pela longevidade e melhora da qualidade de vida. Hoje em dia muitas pessoas escolhem para se exercitar a corrida, a praticam em avenidas, praças ou outros locais específicos para este fim e muitas vezes com a orientação de várias empresas especializadas e profissionais que estão se dedicando em assessorar estes atletas/desportistas. Treinos e e recuperação pós-treino ou provas, exigem os melhores alimentos antioxidantes para os corredores turbinar o corpo de energia.
Sabemos dos benefícios que a prática regular da atividade física proporciona, mas é importante relatar que durante o exercício temos um aumento do consumo de oxigênio, tanto em sua captação pelo organismo quanto na sua utilização pelos músculos, o que gera um aumento de substâncias que atuam como radicais livres. Nosso organismo se adapta a esta produção de radicais, mas pode haver um desequilíbrio entre esta liberação e a capacidade em inativar estes compostos, e é o que chamamos de estresse oxidativo.
Os estudos atualmente mostram a relação entre o estresse oxidativo e muitas doenças de ampla ocorrência, como câncer, doenças inflamatórias, algumas doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson e também com o tão temido envelhecimento.
Para os corredores, o estresse oxidativo pode além de tudo isso aumentar o risco de lesões, dificultar a melhora da performance e diminuir a imunidade, aumentando a suscetibilidade à resfriados e outras infecções.
O organismo desenvolve alguns mecanismos de proteção contra os radicais livres e vários nutrientes presentes nos alimentos participam destes processos, os quais são caracterizados com propriedade antioxidante.
Sendo assim a empolgação de treinos diários de corrida, a participação em provas e a busca por resultados cada vez melhores , vem a importância dos alimentos antioxidantes para os corredores, devendo os mesmos incluir estes elementos nas suas dietas dia a dia.
A seguir vamos falar um pouquinho sobre alguns Alimentos Fontes de Antioxidantes e Algumas Dicas para Incluí-los no Dia a Dia do Corredor »