Dicas
A nutricionista dá mais algumas dicas:
- Procure sempre a orientação da equipe de profissionais que acompanha o seu tratamento, especialmente do nutricionista.
- Varie ao máximo o prato a cada refeição e tente produzir pratos que sejam visualmente atraentes, com muitas cores, alimentos frescos e dispostos de forma agradável ao olhar. As ervas aromáticas, utilizadas sem abuso, podem tornar o prato atraente também ao olfato e ainda disfarçam os sabores que, por causa da medicação, podem causar enjoos e acabar com o paladar.
- Respeite seus gostos e preferências. Coma sempre o que tiver vontade.
- Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
- Faça as refeições em ambiente e companhia agradável para reforçar o estímulo.
- Sempre que possível, é bom passar a tarefa de preparar a refeição a outra pessoa. Fazer a própria comida quando se está cansado ou nauseado é meio caminho para não conseguir comer o alimento depois de pronto. Fale com os familiares e amigos para ajudarem nas compras e preparação dos alimentos.
- Sirva a sua comida em temperatura ambiente.
- Pare de comer (somente por um período) alimentos que para você apresentam um gosto desagradável.
- Não tenha medo de experimentar novos alimentos ou alimentos que não costumava comer, pois o paladar pode se modificar durante o tratamento.
- Não deixe a hidratação de lado! Sempre tenha água em locais de fácil acesso. A recomendação é consumir 2 litros/dia (água, água de coco, chás, sucos ou caldos). Em caso de vômitos e/ou diarreia a hidratação deve ser redobrada.
- Os suplementos nutricionais são importantes alternativas para auxiliar na sua alimentação. Eles apresentam diferentes sabores, são em pó ou líquidos e podem ser consumidos diretamente da embalagem com o canudinho. Peça orientação da equipe de profissionais que o acompanha.
- Consuma alimentos e bebidas frescos e mornos – aguarde que os alimentos e bebidas quentes esfriem – e não consuma bebidas gasosas.
- Evite alimentos e bebidas fortes, como café, peixe, cebola e alho, ou alimentos muito quentes. Isso pode desencadear náuseas e, por conseguinte, vômitos.
- Antes do início da quimioterapia é bom que você relaxe e pratique alguma atividade de que goste – meditar, ler um livro, escutar música etc. Isso fará com que sinta menos náuseas.
- Lembre-se: o ideal é que o paciente não deixe de se alimentar e que tente variar os alimentos o máximo que puder.
*Emanuelle Vieira é nutricionista em Ouro Branco, MG.
Início da matéria Alimentos que Reduzem os Efeitos Colaterais da Quimioterapia »