Alimentos que Auxiliam no Metabolismo

Alimentos que auxiliam no metabolismo

Os cuidados com a saúde são muito importantes para mais qualidade de vida, bem-estar e disposição. Assim, ter uma alimentação saudável é importante para ter um corpo nutrido, metabolismo com bom funcionamento e viver com harmonia.

A prática de exercícios físicos somados a uma dieta balanceada também contribuem para  uma vida melhor e com mais saúde. Contudo, para além da saúde, muitas pessoas se preocupam com a beleza e estética corporal.

Assim, além de buscarem procedimentos estéticos, como Produtos profissionais para salão de beleza, é comum que haja a procura por um corpo que traga mais bem-estar e/ou seja mais socialmente aceito, que é um fator que impacta diretamente na saúde mental e do próprio corpo.

Inclusive, a imposição de alguns padrões de beleza pode modificar a busca pelo corpo “perfeito”, fazendo com que a saúde não seja o foco das mudanças e dietas milagrosas sejam feitas, visto que a velocidade é um ponto de interesse.

Este comportamento é um sinal de alerta para as práticas que serão adotadas no emagrecimento, visto que dietas prejudiciais podem ser realizadas.

Desse modo, um fator muito importante a ser levado em consideração é que emagrecer vai além de uma questão estética, sendo uma decisão que deve ser tomada para melhorar a saúde e bem-estar.

Isso porque o emagrecimento e nutrição envolvem o funcionamento de todo o corpo e pode ser otimizado por meio de práticas mais saudáveis, como adequar a alimentação e realizar exercícios sem que o corpo seja prejudicado.

Inclusive, cada vez mais há a adesão de cirurgias e procedimentos mais invasivos. Contudo, cabe ressaltar que até nos procedimentos estéticos é necessário avaliar as condições de saúde e o pleno funcionamento do organismo. 

Pense, por exemplo, no funcionamento de uma fábrica. Para que ela atue com qualidade e os colaboradores estejam seguros, os processos de manutenção devem ser feitos com regularidade. 

Assim, ao contratarem empresas de automação industrial no Rio de Janeiro, esse serviço só pode ser realizado após considerar as condições atuais da indústria e qual a capacidade para instalar a automação. E com o corpo, isso não é diferente.

Desse modo, conhecer o próprio organismo e os produtos que podem ser consumidos, como os alimentos naturais e que auxiliam na melhora do metabolismo, é fundamental para uma nutrição correta dos sistemas e até para um emagrecimento mais saudável – e a realização de procedimentos com mais qualidade.

Cabe frisar, neste momento, que encarar um processo de reeducação alimentar demanda dedicação e paciência, pois os resultados podem demorar e dependem de esforços e disciplina.

Alimentos que ajudam no metabolismo e saúde

Basicamente, o metabolismo consiste em uma série de processos biológicos e químicos que controlam a presença e processamento das substâncias corporais, contribuindo com a regulação de peso, energia e temperatura.

Com isso, a ingestão de alimentos que atuam na aceleração do metabolismo auxiliam na reeducação alimentar e emagrecimento saudável, para aqueles que almejam conciliar a qualidade de vida a corpos mais esbeltos.

Por esse motivo, separamos uma lista com alguns produtos que auxiliam no funcionamento metabólico a seguir:

Chá verde

O chá verde é uma opção de consumo da erva com bastante qualidade, aproveitando nutrientes como cálcio, ferro e zinco.

Esse produto é diurético, reduzindo problemas com retenção de líquidos. Além disso, possui flavonoides e cafeína, aumentando a ação do metabolismo e energia, o que favorece a queima de gordura.

Brócolis

O brócolis é um dos alimentos mais ricos em nutrientes, além de saboroso. Por conta do alto nível de cálcio e vitamina C, o vegetal contribui para o pleno funcionamento do metabolismo, acelerando-o e estimulando a queima de gordura.

Ele também é antioxidante, regulando os radicais livres e fortalecendo o sistema imunológico. 

Mais ainda, por conta dessas substâncias, o alimento também se mostra um elemento anticancerígeno e regulador do funcionamento do intestino.

Peixes

Alimentos como o salmão, atum e sardinha são ricos em ômega-3, uma gordura bastante benéfica para o corpo, agindo como um antinflamatório e controlador da glicemia. 

Com isso, o funcionamento do metabolismo é otimizado e diferentes doenças, como cardiovasculares, são prevenidas.

A saciedade também é favorecida com o consumo de peixes, reduzindo a necessidade de outros alimentos. As ações cerebrais, hipertensão e controle do peso também melhoram.

Por fim, a sardinha oferece coenzima Q-10, o que contribui para a realização de exercícios com mais qualidade, visto que há a produção de energia celular e a redução da fadiga.

Frango e peito de peru

O frango é um famoso (e saboroso) acelerador do sistema metabólico, sendo uma opção de baixa caloria e colesterol. Contudo, é preciso evitar a opção frita, que é rica em gorduras.

Já o peito de peru é outro alimento fibroso, proteico e de baixa caloria, sendo um dos melhores substitutos para o frango nas dietas para a otimização do metabolismo. 

Inclusive, outro benefício do peito de peru é o triptofano, que reduz a vontade da ingestão de carboidratos, elemento que pode se transformar em glicose e calorias.

Arroz Integral

A vantagem do arroz integral é a redução dos carboidratos presentes no alimento e aumento na quantidade de fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino e melhoram o metabolismo.

Por conta disso, também há a redução da absorção de lipídios e glicose, substâncias que auxiliam no acúmulo de gordura e energia.

Frutas

As frutas compõem a classe que mais apresenta nutrientes e vitaminas diversificadas, sendo uma opção bastante saudável para sobremesas e lanches entre as refeições.

A maçã, por exemplo, contém fibras e vitamina C, contribuindo para o processo de emagrecimento e queima de gordura, além de fortalecer a imunidade e o funcionamento do intestino.

Já o limão, além das fibras e vitaminas, é bastante energético e desintoxicante, promovendo a realização de atividades físicas e funcionamento do metabolismo, bem como a queima/eliminação de substâncias maléficas ao organismo.

Outro exemplo, que causa bastante estranheza, é o abacate. Essa fruta é rica em ácidos graxos e fibras, o que estimula a ação do metabolismo e reduz o acúmulo de gorduras.

Além disso, o abacate possui gordura monoinsaturada e antioxidantes, eliminando os radicais livres e acelerando a ação metabólica. Com isso, a fruta reduz o acúmulo de gordura, insulina e cortisol, além de produzir energia de forma saudável.

Para isso, contudo, é preciso que haja um consumo consciente e conforme o indicado na dieta descrita pelos profissionais, visto que a fruta também possui outras formas de gordura.

Outros alimentos que os nutricionistas podem indicar conforme as necessidades e especificidades dos pacientes para melhorar a ação do metabolismo são:

  • Água;
  • Pimenta vermelha, (consumida com moderação);
  • Canela;
  • Vinagre de maçã;
  • Gengibre;
  • Guaraná;
  • Café;
  • Chocolate amargo;
  • Aveia;
  • Iogurte;
  • Queijo.

Um detalhe importante é o consumo de porções bem distribuídas ao longo da semana para ter equilíbrio e alcançar resultados satisfatórios na reeducação alimentar.

Qualidade das mercadorias

Até chegar ao prato, os produtos alimentícios passam por várias etapas, principalmente aqueles que são embalados para venda em mercados e não no modelo in natura, como sardinha em lata que precisam contar com bons fabricante de embalagens para preservar o alimento e seus nutrientes.

Desse modo, desde a produção até a finalização, é preciso que haja preocupação com a qualidade dos itens e, ao comprar, ter atenção às embalagens e características que indiquem a procedência e validade dos materiais, evitando produtos com embalagens estufadas ou amassadas.

Após a finalização dos processos produtivos, começam os cuidados com o transporte e entrega até o comércio ou consumidor final, no caso das vendas online. 

Neste caso, o sistema de controle de entregas é muito importante para acompanhar a chegada dos produtos e garantir um processo que preserve a integridade de frutas e vegetais, visto que hoje é possível consumir diretamente de feirantes, hortifrutis e fornecedores.

Inclusive, refeições completas podem ser adquiridas e congeladas para consumo ao longo da semana.

Desse modo, em todos os casos, além de acompanhar as etapas em tempo real junto a transportadoras em Ribeirão Preto, por exemplo, para entrega da compra, é fundamental contar com empresas de confiança e avaliar as condições dos produtos e embalagens para que a integridade e a saúde sejam preservadas.

Acompanhamento profissional e procedimentos estéticos

Da mesma forma que uma empresa que deseja modificar ou manutencionar um ambiente precisa pesquisar informações junto aos profissionais de empresas de refrigeração e climatização RJ, as pessoas que desejam melhorar o metabolismo ou modificar a dieta devem procurar um profissional especializado.

Nesse caso, endocrinologistas e nutricionistas podem ser consultados para identificar as reais condições de saúde e necessidades, bem como para ter um acompanhamento adequado em todas as etapas para a obtenção de mais qualidade de vida.

Assim, os nutricionistas podem elaborar um cronograma específico, organizando a quantidade dos alimentos que devem ser consumidos para melhorar a ação do metabolismo.

Este olhar especialista, conciliado à rotina de alimentação e exercícios é importante para alcançar os melhores resultados e encontrar o equilíbrio.

Contudo, uma questão fundamental durante o processo de reeducação alimentar é a persistência. Por mais que os ganhos possam demorar, não desistir é a chave do sucesso e para que o organismo responda aos novos hábitos, tornando-os mais leves e prazerosos.

Escolha das clínicas e profissionais

Para o devido acompanhamento, antes de agendar a consulta, é preciso verificar as avaliações dos profissionais e o devido credenciamento da clínica. 

Nesta análise sobre o local, alguns fatores devem ser levados em consideração, como a experiência de antigos pacientes, desempenho dos profissionais, o cuidado e higiene com os ambientes.

Afinal, por se tratar de saúde, é fundamental ter segurança e qualidade no atendimento, bem como o conforto e ser bem tratado podem ser determinantes na escolha e retorno nas consultas.

Nesse sentido, o aspecto visual da clínica ou consultório também é algo que pode ser levado em consideração, observando a manutenção de paisagismo, por exemplo, visto que pode demonstrar o cuidado com os espaços, higienização e até preocupação com o conforto dos pacientes, passando mais credibilidade. 

Cuidados estéticos

A priorização da beleza vai muito além do corpo, pois está em todos os detalhes que permeiam o dia a dia.

Ao comprar um celular, por exemplo, o padrão estético e técnicos são considerados. Assim, quando os aparelhos sofrem alguma falha estética ou operacional, também é comum que se busque manter/aperfeiçoar essas características, recorrendo à assistência técnica para Iphone Pompéia, por exemplo, para os cuidados específicos e recuperar a beleza e eficiência do aparelho.

Isso significa que a ditadura da beleza e status se apresenta em diversos âmbitos da vida, em que a sociedade impõe um padrão, sendo algo que pode gerar problemas diversos e despertar os desejos de mudanças e a procura por procedimentos estéticos.

Dentre os impactos, pode haver a procura por procedimentos perigosos e não certificados/comprovados, o surgimento de transtornos alimentares, entre outras complicações.

Por esse motivo, é preciso ter acompanhamento adequado e, inclusive, de modo multiprofissional em alguns casos. 

Afinal, os procedimentos estéticos e dietas demandam todas as avaliações dos profissionais e da saúde (e do próprio procedimento) para que sejam feitos com qualidade e segurança, bem como é preciso compreender se é algo importante para o bem-estar geral ou se é um desejo devido a essas imposições sociais.

Considerações finais

O corpo ideal não existe. Por isso, é preciso ressaltar que o mais importante é ter saúde, felicidade, bem-estar e qualidade de vida, condições que podem ser alcançadas com o cuidado diário e acompanhamento médico, sem as imposições sociais.

Portanto, estar atento aos cuidados com a saúde e buscar ajuda de profissionais para acelerar o funcionamento do metabolismo e alcançar um corpo mais saudável, nutrido e, se for necessário, mais magro, é um modo de ter excelentes resultados e manter a qualidade de vida.

Deste modo, por meio da reeducação alimentar e avaliação das necessidades e respostas individuais do organismo, benefícios podem ser aproveitados ao longo do tempo, aumentando a disposição, energia e felicidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.