Dicas de Alimentos que te Ajudam a Dormir

A vida estressante e a correria do dia a dia podem afetar o descanso, por isso, as pessoas precisam incluir alimentos para dormir no cardápio.  Assim, fica mais fácil ter uma noite de sono apropriada e a reposição da energia de maneira natural.

As pessoas que se alimentam de forma errônea costumam ter noites mal-dormidas, atrapalhando a convivência social, influenciando negativamente na produtividade do trabalho e dos estudos.

Isso pode ser causado por estresses momentâneos, mas há situações que podem provocar uma insônia crônica, em que a qualidade de vida é afetada. 

É possível identificar, em um primeiro momento, os alimentos que estão sendo consumidos e que podem influenciar o hipotálamo, parte do corpo humano que regula o relógio biológico. 

Entre os sintomas que podem ser facilmente identificados quando se apresenta uma alteração no corpo causada pela insônia, pode-se destacar:

  • Cansaço contínuo;
  • Dificuldade de concentração;
  • Falta de memorização;
  • Irritabilidade a qualquer momento.

Os alimentos que podem deixar a noite de sono mais agitada ou em claro, estão relacionados à cafeína, álcool, comidas gordurosas ou com alta concentração de sódio, além do açúcar que pode ser encontrado nas sobremesas.

Portanto, é preciso mudar os hábitos alimentares, seguindo seis dicas de alimentos que podem ajudar a combater o cansaço, a falta sono e promover uma noite de descanso de forma confortável. 

Tente derivados do leite antes de ir para cama

Antes de dormir, muitas crianças são amamentadas, seja de forma natural, por meio do leite materno ou com uma mamadeira quentinha para acalmar os ânimos e permitir que o bebê tenha uma noite de sono mais relaxante.

Estudos comprovam que o cálcio é muito importante para o desenvolvimento do corpo, além de combater a temida osteoporose. 

No caso do combate à insônia, mesmo as pessoas adultas podem recorrer aos derivados de leite antes de ir deitar na cama casal unibox e se deleitar com uma fonte natural que ajuda a dormir melhor.

Queijo branco e iogurte, por exemplo, podem ser incluídos na dieta sem prejudicar a dieta.

Além de auxiliar no processamento de hormônios que trabalham como indutores do sono, tal qual o aminoácido conhecido como triptofano. 

A ideia principal é que esse aminoácido se transforme em serotonina, servindo como um relaxante natural para a indução do sono. 

Vale reforçar que deve-se evitar queijos gordurosos, pois eles podem causar um incômodo estomacal e acabar atrapalhando a noite de sono. 

O ideal é consumir um queijo magro, pois assim a digestão pode ser feita de maneira adequada ao longo do tempo em que se está dormindo.

Use velas aromáticas para relaxar

A falta de sono pode provocar ganho de peso e até mesmo depressão, um grande mal que atinge parte da população que não consegue dormir de maneira relaxada. 

Junto com uma alimentação mais saudável, muitas pessoas estão incluindo a aromaterapia como um aliado na hora de cair no sono.

Com todos os cuidados na hora de se alimentar podem estar relacionados até mesmo ao cheiro de comida que fica pela casa, pode ser que se aprender como fabricar velas em casa aromáticas pode ajudar no processo de descanso.

Há aromas que podem ser empregados nos objetos que estão à disposição sobre a cama, como essência de baunilha e lavanda junto aos travesseiros, lençóis, cobertores e edredons.

No caso de um ambiente impregnado com o cheiro de uma comida muito forte, pode ser necessário ativar a circulação de ar, como abertura de janelas e até mesmo ligar o ventilador. 

Evitar a fritura de produtos alimentícios também é uma boa dica quando se trata de ingredientes que podem prejudicar o sono. 

Não há nada frito que possa ser benéfico para uma boa noite de sono.

Pode ser muito gostoso e gratificante quando o assunto é paladar. Para ajudar a dormir, porém, não é dos mais indicados. 

Por isso, as velas aromáticas podem ajudar a acalmar e espantar qualquer odor que incomoda e atrapalha na hora de dormir.

Mantenha a praxe alimentar saudável

Ter horário específico para fazer a alimentação, como café da manhã, almoço e jantar é essencial para ter uma noite de descanso adequada. 

Profissionais da área da saúde indicam que é melhor fazer as refeições ao menos 3 horas antes de se deitar na cama. 

Caso sinta fome, uma fatia de queijo, um copo de leite ou uma fruta podem ajudar na digestão e não atrapalhar o organismo.

Em alguns dias é preciso relevar essa rotina, pois se for preciso procurar uma sala para alugar em João Pessoa e não conseguir almoçar em um horário mais adequado, está tudo bem. 

O que não pode é ficar sem se alimentar, pois isso pode fazer muito mal, sob diversos aspectos.

Para profissionais que contam com uma agenda de compromissos profissionais lotada, é preciso dedicar um espaço ao longo do dia para que as refeições sejam realizadas de maneira apropriada.

Se um engenheiro está fazendo o acompanhamento da montagem de galpão pré moldado em uma área afastada de centros, convém manter em um recipiente adequado alimentos que possam ser consumidos in natura, como frutas ou lanches naturais.

O mais adequado é contar com uma área apropriada para fazer as refeições e não sobrecarregar o corpo na hora do jantar, o que pode ser prejudicial quando for tentar dormir. 

Consuma alimentos que produzem serotonina

O leite foi indicado como um dos produtos alimentares naturais que ajudam na produção da serotonina, que ajuda na indução do sono.

Pois, há muitos outros alimentos que podem ser consumidos de forma contínua, trazendo outros benefícios para o corpo humano além na ajuda para dormir, destacando:

  • Carne: salmão, peru e frango;
  • Frutas: abacate, abacaxi e banana;
  • Vegetais: batata, beterraba, couve-flor e ervilha;
  • Leguminosas: amendoim, caju, castanha, nozes.

No caso de estabelecimentos comerciais que oferecem produtos que podem ajudar na hora do sono, estes comércios sabem onde alugar máquinas de bebidas quentes como café e diferentes tipos de chá que também ajudam na produção da serotonina.

O chá de camomila e o de erva-cidreira são dois tipos que podem ser preparados e consumidos antes de dormir. 

Outro hormônio que ajuda na restauração do ciclo do sono é a melatonina, que pode ser encontrada em uma combinação de aveia e mel. 

Esse adoçante natural, aliás, é indicado para auxiliar na redução de orexina ou hipocretina, responsável pela regulação do apetite, da excitação e da vigília. 

Como a ideia principal é acalmar e manter os nervos controlados, livre de qualquer estímulo ou estresse, é importante incluir o mel entre os alimentos consumidos não só no período da noite, mas ao longo da vida.

Estabeleça hábitos que influenciam o humor

Além de se alimentar bem, é preciso ter hábitos que influenciam o humor, como a prática de exercícios físicos, ou mesmo atividades que não exigem esforço total do corpo humano.

Fazer caminhadas leves, manter uma vida social regular e contar com um cardápio saudável pode fazer muito bem quando chega a hora de dormir. 

O consumo de couve na hora do jantar pode ajudar no relaxamento, pois esse tipo de hortaliça é rica em magnésio, que auxilia na recuperação dos músculos. 

Ela também auxilia na produção do hormônio que está relacionado à indução do sono, a melatonina.

Se acalmar com hábitos salutares como fazer palavras cruzadas ou estourar bolinhas depois de passar por uma empresa de plástico bolha e comprar metros e metros desse material pode ser uma solução passageira.

Pode-se adotar outras práticas que ajudam a dormir melhor, como tomar um suco de maracujá. 

Isso porque as propriedades dessa fruta atuam diretamente no sistema nervoso, deixando a mente mais calma e sonolenta.

Adote frutas como sobremesa após o jantar

A ocupação profissional pode ser um grande influenciador na questão de noites mal dormidas. 

Somado a isso, um cardápio repleto de açúcar para acalmar os ânimos pode ser uma junção que não ajuda a manter a calma, principalmente, durante a noite.

As frutas podem auxiliar na hora de dormir, seja em forma de suco para acompanhar a alimentação, seja como uma sobremesa saborosa após o jantar. 

Quem trabalha com contabilidade para microempresa pode precisar tomar muito cuidado com alimentos ácidos para não criar uma irritação no estômago ou até uma úlcera. 

Os trabalhos com números, principalmente, no setor financeiro, podem provocar estresse que nem mesmo a melhor mesa posta pode provocar uma noite de sono agradável e que provoca o devido descanso.

É o mesmo caso de profissionais que trabalham na área de automação de máquinas industriais, e precisam focar toda a atenção em equipamentos que funcionam por meio de programação e controle automático.

A adição de frutas nas refeições podem ajudar os profissionais a ficarem mais concentrados, e ainda provocar o efeito apropriado quando chega o momento do descanso.

Tomando as precauções em relação aos alimentos, é possível ter uma noite de sono agradável, influenciando de maneira positiva no humor e na saúde, de uma forma geral. 

Assim fica mais fácil encarar os desafios do dia a dia, tornando as pessoas mais produtivas e saudáveis por meio da alimentação adequada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.