O Tempo dos Alimentos Integrais – 3ª parte

Dicas dos Alimentos Integrais

Aveia – Ajuda no combate ao colesterol, estimula o apetite, é essencial para o crescimento humano, fortifica o músculo cardíaco, regula o sistema nervoso, fortalece a pele e os cabelos. Tais propriedades devem-se à concentração de vitaminas do complexo B e vitamina E em sua composição. Além disso, é rica em proteínas, ferro, cálcio e carboidratos. Atua sobre a formação dos ossos e do sangue, estimula a energia física e psíquica e a capacidade de concentração.

Arroz Integral – Altamente nutritivo, é um dos poucos alimentos que oferecem 12 aminoácidos básicos em sua cadeia proteica. É rico em carboidratos, vitaminas do complexo B, minerais, gorduras polinsaturadas e energia viva. Considerado um agente desintoxicante devido à presença de um composto bioquímico semelhante à albumina do ovo.

Centeio – Tem propriedades nutrientes, emolientes, anti-inflamatórias e energéticas. A farinha de grãos de centeio é indicada para convalescenças e desnutrição.

Cevada – É diurética, depurativa, antiescorbútica, emoliente, expectorante, nutriente, energética, tônica e alcalinizante, além de ser rica em cálcio, fósforo e potássio.

Gergelim – Rico em fibras, cálcio e ferro, sendo assim um bom complemento alimentar. Muito utilizado para enriquecer e enfeitar pratos.

Trigo Integral – Rico em ácido glutâmico, é conhecido como o alimento que acentua a inteligência, a criatividade e o raciocínio. A grande quantidade de vitaminas, proteínas e óleos essenciais permite a manutenção da resistência física e da energia corporal. O trigo é também usado em suas partes isoladas, tais como o farelo (fibras da película), a farinha (para o pão), a sêmola, o germe de trigo e o glúten.

Germe de Trigo – Parte do trigo que se situa na base do grão e onde se concentra a maior parte de seus nutrientes mais importantes. Rico em nutrientes, sais minerais, proteínas e vitaminas do complexo B e vitamina E é indicado para esterilidade e distúrbios na menopausa.

Fibra de Trigo – Camada externa do grão de trigo, necessário ao organismo devido à sua função de filtrar gorduras e alimentos ingeridos. A celulose é o que torna a fibra de trigo importante para o bom funcionamento do intestino. As fibras são muito importantes também na prevenção de hemorroidas, câncer, obesidade.

Girassol – Suas sementes moídas fornecem farinha excelente para alimentação infantil. Em infusão, produzem um chá eficaz contra enxaquecas e dores de cabeça de origem nervosa. Contêm 35% de gorduras, 13,5% de proteínas, 24% de hidratos de carbono, vitaminas A, K, D , E e do complexo B e minerais (fósforo, cobre, ferro e zinco). Apresenta vestígios de flúor, diminuindo a incidência de cáries em quem a utiliza. Tem todos os aminoácidos essenciais. Indicado no tratamento de esclerose múltipla e outras afecções nervosas, no tratamento de asmas, bronquites, artrites e úlceras.

Levedo de cerveja – Rico em proteínas, vitaminas do complexo B (B1, B2, B5, B6, B12), niacina, ácido fólico, ferro, manganês e fósforo. Utilizado por pessoas de intensa atividade física e mental, indispensável na reposição de sais minerais e vitaminas, sendo utilizado como complemento alimentar em regimes de emagrecimento. Indicado para regularização intestinal, aumento de imunidade e proteção da flora intestinal.

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