
Nada mais desagradável do que o intestino preso. A obstipação ou constipação intestinal, mais conhecida como prisão de ventre, pode ter diversas causas sendo necessária uma avaliação médica para verificar se não alguma doença por trás deste problema.
Na maioria das vezes, o intestino preso é fruto de uma dieta inadequada, pobre em fibras, com baixa ingestão de líquido e que soma-se ao sedentarismo para causar o problema.
A constipação define-se não somente como a baixa frequenta das evacuações mas também como uma dificuldade para evacuar, com um esforço excessivo, fezes duras e sensação de não ter evacuado o suficiente.
O controle alimentar é o primeiro passo para a correção do problema. Selecionamos algumas dicas que podem ajudá-lo a melhorar o funcionamento do intestino:
- Aumente o consumo de água. Consuma no mínimo de 8 a 10 copos por dia;
- Substitua alimentos refinados por integrais como pães, arroz, biscoitos e macarrão;
- Selecione melhor as frutas que você usa: mamão, ameixa, manga, laranja, melancia, são sempre boas opções. Evite a goiaba e a banana prata;
- Utilize a linhaça na vitamina. A linhaça deve ser adquirida inteira e liquidificada na hora de usar;
- Faça de 5 a 6 refeições por dia, se alimentando de 3 em 3 horas, em pequenas quantidades sem esquecer das principais refeições. Mastigue muito bem os alimentos;
- Aumente o consumo de verduras, legumes e frutas. Estes são ricos em fibras, importantes para um bom funcionamento intestinal;
- Consuma iogurte, coalhada ou leite fermentado diariamente;
- Consuma frutas de preferência com casca e bagaço;
- Faça atividade física regularmente. Este ajuda a manter bons movimentos do peristaltismo intestinal;
- Estabeleça horários regulares para ir ao banheiro, sendo estes em momentos tranquilos;
- Controle o estresse e a ansiedade. Muitas pessoas que apresentam crises de constipação intestinal durante estes momentos.
Melhorar a flora intestinal é um caminho não só para corrigir o funcionamento do intestino como também para evitar doenças. A nossa flora atua como mecanismo de defesa, protegendo nosso corpo. Neste processo, os pré e probióticos são aliados para a prisão de ventre.
Continuação das Orientações Nutricionais para a Prisão de Ventre »