Saiba Mais Sobre a Osteoporose – 2ª parte

Dicas Nutricionais

  • Use uma colher de sopa de gergelim torrado duas vezes ao dia em sua refeição e saladas;
  • Não beba café ou chá junto com as refeições que contenham alimentos ricos em cálcio;
  • Evite o consumo de bebidas tais como o café, álcool, refrigerante, chás, chimarrão em excesso, pois elas podem diminuir a absorção do mineral;
  • Para lanches, use iogurte puro, misturado com frutas ou batidas de leite com frutas;
  • Salpique queijo branco ralado em massas e saladas ou coloque fatias de queijo magro no pão e torradas;
  • Inclua leite com aveia no café da manhã ou em um lanche, fazendo mingau;
  • Prefiras bolachas, pães e biscoitos de leite;
  • Pratique exercícios regularmente, principalmente aeróbicos e musculação orientada. A concentração muscular provoca uma tensão nos ossos estimulando os osteoblastos a absorverem mais cálcio;
  • Tome sol diariamente, no mínimo 15 minutos, antes das 10 h da manhã ou após às 16h, para que ocorra a síntese de vitamina D e ela cumpra seu papel de absorver cálcio nos ossos;
  • Nunca tome suplemento de cálcio sem a orientação de médico ou nutricionista. Somente eles podem avaliar a quantidade a ser reposta;
  • Se você tem intolerância ao leite (lactose), procure leite sem lactose, leite de soja com cálcio, iogurte e queijos duros (são pobres em lactose). Use mais alimentos ricos em cálcio não lácteos (peixe, aveia, brócolis, couve) e procure uma nutricionista para ajudá-lo em sua dieta.

Nutrício possui programas nutricionais específicos para diabéticos e hipertensos. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil). Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.

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