Saiba o que não pode faltar no cardápio das mulheres…

Alimentação da mulher

Além da preocupação com os nutrientes necessários para garantir uma melhor qualidade de vida, manter a forma e melhorar a saúde, a alimentação da mulher deve ser capaz de nutri-la de forma a se manter manter jovem e bela, sem contar a dieta especial para a gestação e amamentação. Portanto, as mulheres devem consumir alimentos ricos em nutrientes importantes para a construção e manutenção da sua saúde em geral para todos os períodos da vida.

Proteínas

A proteína das carnes, aves e peixes são importantíssimas para o público feminino porque garantem um bom fornecimento de ferro, já que a necessidade deste nutriente é maior nas mulheres e sua deficiência pode causar a anemia. São importantes ainda para manter uma pele saudável e um bom tônus muscular. Ainda no grupo das proteínas, leite e derivados são excelentes fontes de cálcio e a deficiência deste mineral pode causar osteoporose, mais comum em mulheres.

Vegetais e Frutas

Um prato rico em vegetais e frutas não só fornece fibras e vitaminas como também os fitoquímicos, ativos que reduzem o risco de câncer de mama e colo de útero. Os amarelos fornecem o betacaroteno que auxilia no bronzeado e é antioxidante, evitando os danos do tempo e auxiliando na prevenção de uma série de doenças. E por falar em antioxidantes, mulheres devem usar fontes de vitamina C como laranja e acerola diariamente, além dos flavonóides que podem ser obtidos no suco de uva roxa. Cereais integrais, além de evitarem a constipação intestinal, comum também em mulheres, fornecem zinco e ajudam a regular os níveis de colesterol e glicose.

Peixes e Frutos do Mar

Para a alimentação da mulher, ingerir peixes e outros frutos do mar pelo menos 3 vezes por semana ajuda a mulher a melhor o sistema imune muitas vezes abalado pelo estresse e pela rotina cansativa de trabalho externo e no lar. São fontes de ômega 3, nutriente presente também na linhaça que, de quebra, ajuda a melhorar os sintomas da menopausa e melhora o intestino. E já que falamos sobre menopausa, a soja também é aliada da mulher neste período. Inclua tofu e “leite de soja”, até mesmo na vida fértil, evitando somente na gestação.

Hidratação

retenção de líquido, também mais comum no público feminino, pode ser amenizada com uma dieta rica em líquidos, chás, sucos naturais e pobre em sal e temperos industrializados. Aumentar as fontes de potássio, incluindo frutas como banana e laranja também auxiliam neste problema. Os chamados “inimigos da beleza”, devem ficar de fora do cardápio feminino. São “comidinhas” nenhum pouco saudáveis, que aumentam as chances da temida lipodistrofia ginoide, a celulite. Deixe de lado os refrigerantes, frituras, salgadinhos industrializados, doces, corantes, conservantes, sucos em pó, modere o consumo de café e de álcool e inclua os alimentos probióticos na sua alimentação. Leite fermentado e os iogurtes, leves e refrescantes, são fundamentais para a saúde da mulher são somente por serem nutritivos como também para evitar a disbiose intestinal, mal que acomete o público feminino e aumenta os riscos de depressão, alergias e problemas imunes, além da constipação.

Leguminosas

Leguminosas como feijões e lentilha, muita água, sementes, castanhas, nozes e azeite também devem fazer parta da alimentação da mulher e completam o cardápio que, além de delicioso, pode ser muito nutritivo e capaz de manter o pique total.

Nutrício possui programas nutricionais específicos para a saúde da mulher. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil). Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.

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