Cuidados com Alimentação e Hidratação para a Volta da Pampulha
![Corrida Volta da Pampulha](http://nutricio.com.br/wp-content/uploads/2019/11/corrida-volta-da-pampulha-1.jpg)
A 25ª Corrida Internacional Volta da Pampulha, evento que acontecerá no dia 08 de dezembro de 2024 em Belo Horizonte, MG, atrairá muitos atletas profissionais, corredores de rua e muitos curiosos.
Conversamos com a nutricionista esportiva Mariana Braga Neves, graduada pela Universidade Federal de Viçosa e pós-graduada em Nutrição e Saúde em Fisiologia Esportiva e nutricionista da Nutrício,sobre dicas de alimentação e hidratação para o evento.
A alimentação de um atleta precisa ser diferenciada de uma pessoa que não pratique exercícios com regularidades. Mariana explica que “as pessoas que fazem atividades eventualmente devem tomar o cuidado básico de evitar a prática após as refeições pesadas e também em jejum. Uma refeição leve 30 minutos antes do treino e um lanche imediatamente depois são sempre indicados.” Já os que mantém a atividade física regular é preciso ter uma alimentação saudável e adequada à modalidade escolhida.
Mariana lembra a importância de “garantir não somente o bom resultado com o esporte praticado como também para evitar lesões, excessos de oxidação e queda de rendimento.”
O que é uma alimentação equilibrada para um atleta?
Assim como todas as pessoas, o atleta precisa de ter uma alimentação equilibrada, contendo vitaminas, minerais, fibras, proteínas, carboidratos e lipídios. Porém, para o praticante de exercício, a quantidade calórica da dieta deve estar de acordo com a modalidade. Além disto, deve haver bom equilíbrio entre os nutrientes energéticos para evitar queima de massa magra. Os nutrientes antioxidantes (selênio, zinco, vitamina A, C, E) também merecem atenção e podem ser obtidos com um cardápio equilibrado.
A nutrição esportiva faz diferença quanto ao esporte praticado?
Conhecer as características da modalidade praticada é o ponto de partida para o planejamento da alimentação do atleta. Algumas atividades têm demanda calórica maior. O combustível energético também pode variar de uma modalidade para outra e a própria distribuição de nutrientes deve ser organizada de acordo com o esporte praticado.
Qual deve ser uma dieta básica para um atleta que vai participar da Volta da Pampulha?
Não há uma regra. O planejamento depende do peso, da idade, sexo, estatura, velocidade da corrida, intensidade do exercício. Assim, para cada atleta há uma dieta mais adequada. De forma geral, deve ser dada atenção à hidratação que pode ser feita com água, sucos naturais e água de coco, durante toda a semana que antecede a competição. O atleta deve sempre evitar os excessos de guloseimas. Assim, dietas ricas em doces, alimentos com corantes e frituras, devem ser evitadas. Oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes) são alimentos que tem indicação para o atleta, desde que o uso seja regrado. A dieta da véspera não deve conter bebida alcoólica, cafeína em excesso (coca-cola, café, chá verde, chocolate), frituras, alimentos condimentados. O carboidrato (pão, arroz, macarrão, batata) deve estar presente em todas as refeições, acompanhado de frutas, fontes de proteína como carnes magras e queijos e vegetais diversos.
Continuar lendo a entrevista Cuidados com Alimentação e Hidratação para a Volta da Pampulha »