A Corrida Volta da Pampulha é um evento internacional. Qual seria a alimentação ideal para aquele atleta que chegará na cidade na véspera da prova?
É provável que o “tamanho” da viagem seja importante na preparação e concentração da prova. Como muitos destas pessoas que chegam a Belo Horizonte na véspera para prestigiarem a prova acabam optando pela alimentação em restaurantes, os principais conselhos são:
- Evitar o refrigerante e preferir o suco natural;
- Não experimentar alimentos novos ou desconhecidos;
- Evitar alimentos em tendas ou pontos pouco confiáveis;
- Não usar alimentos de fácil contaminação como maioneses, molhos e cremes;
- Escolher um bom almoço que contenha carboidratos como arroz, carne grelhada (frango de preferência) e vegetais no vapor;
- Nos lanches, optar por iogurtes ou vitaminas evitando os salgadinhos;
- Nas casas de pastas, escolhidas por muitos para a alimentação da véspera da prova, são realmente boa opções para o jantar. Porém, não se deve escolher pratos regados a molhos ou cheios de queijo. O ideal é um macarrão ao suco, acompanhado de vegetais.
Sabemos que muitos idosos participam de corridas de rua. A alimentação dessas pessoas devem ser diferenciadas?
O idoso que pratica a atividade física tem necessidades especiais. Uma alimentação bem planejada associada ao esporte pode evitar as perdas de massa muscular que ocorrem quando indivíduo envelhece. Deve-se ter atenção à fontes de proteína e cálcio, incluindo sempre o leite e os derivados na alimentação. A pratica da atividade física em jejum é sempre contra-indicada e a hidratação deve ser uma preocupação do idoso. Atenção para as dicas da Mariana e uma ótima prova!
Detalhes sobre o evento acesse: http://www.voltadapampulha.com.br
Calendário de corridas de rua no Brasil e Exterior »
Voltar para a primeira parte da entrevista sobre a Volta da Pampulha »