O Zinco e a Atividade Física

Sabemos que atletas precisam estar atento ao consumo de carboidratos, proteína e lipídio. Porém, micronutrientes como vitaminas e minerais, também merecem atenção no cardápio já que a carência destes relaciona-se com dores musculares, infecçõe, lesões e quedas no desempenho.

Vitaminas e minerais antioxidantes são fundamentais no cardápio do atleta, já que combatem os radicais livres produzido pelo excesso de atividade. O excesso de radicais livres pode prejudicar as defesas, aumentar o risco de doenças como o câncer e causar o envelhecimento precoce. Dentre estes antioxidantes naturais estão as fruta cítricas (ricas em vitamina C), os vegetais de cor amarela/laranja (fonte de vitamina A), as castanhas (fontes de selênio e vitamina E). Neste grupo, merece destaque o zinco, mineral que faz parte de enzimas produzidas pelo nosso corpo para deter o excesso de radicais livres. O Zinco está envolvido no processo de crescimento, desenvolvimento, resistência a lesões e aumento da velocidade de recuperação, aumento de massa magra.

As principais fontes são as os frutos do mar, especialmente as ostras. Outros alimentos como carnes vermelhas, ovos, carne de frango, leite e derivados, oleaginosas e cereais integrais são ricos em zinco.

Os estudos nutricionais demonstram que os atletas geralmente consomem quantidade de zinco insuficiente na dieta para compensar as perdas aumentadas pelo suor e urina e para atender a elevada demanda bioquímica. Outros estudos mostram que o baixo consumo de zinco está relacionado à diminuição na força muscular, ao desequilíbrio da coordenação muscular, a falta de motivação e a predisposição para a depressão. Sintomas como estes, bem como resfriados constantes, podem ser indicativo da carência de nutrientes na dieta, dentre eles o zinco.

Assim, convém prestar atenção e incluir este nutriente na dieta para garantir a disposição necessária para o ritmo de treinos.

A Nutrício possui programas nutricionais específicos para quem pratica atividades físicas. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil).

Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.

Elaboração: Mariana Braga Neves - Nutricionista em BH