Como se Tornar um Vegetariano Saudável...

Os motivos para uma pessoa se tornar vegetariana podem ser muitos: religião, preocupação com o planeta, amor aos animais, busca por uma melhor qualidade de vida, controle de problemas de saúde. A verdade é que é totalmente possível ser vegetariano e ter uma dieta muito equilibrada, embora esta seja uma tarefa que exija disciplina e planejamento alimentar.

Até há alguns anos, chamávamos de semi-vegetarianos aqueles que aboliam da dieta alguns produtos animais, como as carnes vermelhas, e mantinham outros como os peixes. Ovo-lacto era o grupo composto por pessoas que retiravam carnes, mas consumiam ovos, leite e derivados e vegetarianos restritos, os que evitavam todo e qualquer tipo de produto de origem animal. A recém criada Sociedade Vegana, propõe a divisão do vegetarianismo em três grupos: protovegetariano, vegetariano e vegano.

Os protovegetariano são indivíduos que abolem alguns produtos de origem animal do cardápio, mas consomem outros, como leite e derivados. Os vegetarianos são os que consomem somente alimentos de origem vegetal e os veganos veganos aqueles que não só adotam uma dieta isenta de qualquer alimento de origem animal mas também abolem produtos feitos com pele, couro e/ou produzidos por empresas que fazem testes em animais. Os veganos levam o vegetarianismo para outros aspectos da sua vida.

A dieta vegetariana é cheia de possibilidades desde que haja informação e criatividade para o preparo dos alimentos. Resumindo, há seis formas de dietas vegetarianas, classificadas de acordo com os tipos de alimentos que são consumidos:

Semivegetarianismo: A dieta semivegetariana é uma dieta vegetariana, mas diferente das outras ela pode consistir na exclusão apenas da carne de mamíferos e abranger as carnes brancas,e excluir também a carne de aves, mas incluindo peixes e/ou frutos-do-mar (pescetarianismo).
Ovolactovegetarianismo: Dieta composta por alimentos de origem vegetal, ovos, leite e derivados deles. Nesta dieta só há a exclusão de qualquer tipo de carne da alimentação.

Lactovegetarianismo: Dieta composta por alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados. Os que a seguem não comem ovos nem qualquer tipo de carne. Essa é a dieta tradicional da população indiana.[12]

Ovovegetarianismo: Dieta composta apenas por alimentos de origem vegetal e ovos, havendo a exclusão dos produtos lácteos e seus derivados e de carne.

Vegetarianismo semiestrito: Dieta que exclui quase todos os alimentos de origem animal, abrangendo somente o mel.

Vegetarianismo estrito: Também chamado de vegetarianismo verdadeiro ou vegano, é uma dieta que exclui todos os produtos de origem animal. Vegetarianos estritos não comem, assim, qualquer tipo de carne, ovos, laticínios, mel, etc., retirando da dieta todos os produtos de origem animal.

Continuação da matéria Como se Tornar um Vegetariano Saudável »