Rede Nutrício de Atendimento de Nutricionistas
Home » Entrevistas sobre nutrição » Nutrição esportiva » Suplementos

Suplementos Alimentares

A dúvida sobre o uso ou não de suplementos para a prática esportiva é comum. Com uma variedade de substâncias e marcas no mercado, o consumidor fica perdido na hora de escolher. Além disto, existem dúvidas sobre a eficácia do produto e riscos para a saúde. Para esclarecer as principais questões, conversamos com Carolina Duarte, nutricionista em Belo Horizonte, MG especialista em Nutrição Esportiva.
Carolina Duarte, Nutricionista em BH

P: Carolina, o que são suplementos para atletas?
Suplementos alimentares são produtos destinados a complementar a dieta normal, tanto em calorias como também em proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras, juntas ou separadas, dependendo das necessidades de cada pessoa. Os suplementos para atletas visam a  atender essas necessidades de atletas de grande performance, praticantes de atividades físicas competitivas ou não, pessoas que querem aumentar ou perder peso, ou que necessitam de uma suplementação específica para melhorar o estado de saúde. Não podemos esquecer que os suplementos não substituem a dieta normal, eles entram como coadjuvantes para suprir as necessidades nutricionais de atletas e esportistas que, só pela alimentação, podem não conseguir atingir suas necessidades.

P: Para adeptos de quais modalidades estes suplementos são indicados? Existem suplementos mais indicados para a musculação, corrida, ciclismo?
Os suplementos para atletas são indicados para todas as modalidades. Entretanto a necessidade do seu uso deve ser sempre avaliada, a fim de evitar danos à saúde. Além disso, a maioria dos suplementos só é eficaz em pessoas que tem a deficiência do nutriente.

No caso da musculação, o suplemento mais indicado seria à base de proteína, caso o praticante tenha o objetivo de aumentar a massa muscular. Já para a corrida e para o ciclismo, que são exercícios, em geral, de longa duração, o suplemento deve ser à base de carboidrato, para fornecer energia para o músculo trabalhar, adiando a fadiga.

P: Quais são os principais suplementos para ganhar massa muscular?
Como os músculos são compostos em maior parte por proteína, para aumentar o volume das células musculares, os suplementos de proteínas são os mais indicados. Esses suplementos são: whey protein, albumina, creatina, BCAA, dentre outros.

P: E a famosa maltodextina? Para que serve?
A maltodextrina é um polímero de glicose que é metabolizado de forma gradativa no organismo. Ela fornece energia durante a atividade física de longa duração e retarda a fadiga, já que a refeição anterior ao treino consegue fornecer energia somente até 50 minutos de atividade.

P: Quais são os suplementos que ajudam a secar, diminuir o percentual de gordura, emagrecer?
Existem suplementos no mercado que favorecem a queima de gordura, como a L-carnitina, efedrina e cafeína.

No caso da L-carnitina, há maior transporte de ácidos graxos para serem oxidados durante a atividade física, ou seja, maior quantidade de gordura é usada como fonte de energia. Entretanto, esse suplemento tem mais efeito em pessoas que possui deficiência desse nutriente. Já a efedrina aumenta a ação da adrenalina, estimula uma grande variedade de tecidos, potencializa a contração muscular, elevam o índice de quebra de glicogênio muscular e hepático, além de favorecer a queima da gordura presente nas células adiposas, porém pode causar problemas cardíacos. E a cafeína aumenta a oxidação de gordura e conseqüentemente diminui a utilização de carboidrato durante o exercício. Estes efeitos, entretanto, não ocorrem na pessoa que faz uso regular da substância, pois ocorre uma adaptação do organismo. Entretanto, devemos ressaltar que esses suplementos devem estar associados a uma dieta com objetivo de redução de gordura corporal, evitando sempre restrições excessivas, pois favorecem a perda de massa magra.

P: Quais são os riscos para a saúde do uso de suplementos sem orientação?
O uso de suplementos indiscriminado pode causar danos irreversíveis ao fígado e rim, além de afetar o metabolismo de uma maneira geral. Por isso que seu uso deve ser avaliado e orientado por profissional capacitado.

P: Sendo bem orientado, o consumidor pode usar estes produtos?
O consumidor pode usar suplementos com orientação, entretanto deve-se sempre avaliar sua necessidade, pois através da dieta conseguimos atingir, na maioria das vezes, a necessidade de todos os nutrientes.

P: Como ganhar massa muscular?
Para ganhar massa muscular, além de a pessoa fazer a musculação com o objetivo de hipertrofia, realizando reavaliações periodicamente, ela deve ter uma alimentação variada e completa, consumindo alimentos adequados pré e pós-treino, esse é o maior diferencial para favorecer o aumento do músculo.

Antes do treino, cerca de 40 minutos, o praticante deverá fazer uma refeição rica em carboidrato, composto por frutas, suco natural ou água de coco, biscoitos ou pães. Já durante o treino é indicado hidratação contínua e suplementação de carboidrato, caso o tempo de atividade for superior a 60 minutos. E a refeição pós treino, essencial para atingir o objetivo esperado, deve ser a base de proteína e carboidrato. Entretanto, o consumo de proteína deve ser orientado e calculado, pois, em excesso, ela pode causar danos renais e hepáticos.

A Nutrício possui programas nutricionais específicos para quem pratica atividades esportivas. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil). Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.