Slow Food x Fast Food

Slowfood e Fastfood

O mundo está cada vez mais rápido. Nas últimas décadas, o tempo dedicado ao preparo dos alimentos e até mesmo ao consumo destes diminuiu consideravelmente. Hoje em dia, mesmo aqui no Brasil, as refeições precisam ser rápidas e práticas e a quantidade de restaurantes e lanchonetes aumenta para atender ao número cada vezes maior de pessoas que não se alimentam em casa.

A alimentação contemporânea é rica em alimentos refinados e em gorduras e muitas vezes pobre em minerais e vitaminas. Alimentos frescos dão lugar aos industrializados.

A linha Fast Food acompanha o ritmo frenético do estilo de vida urbano. No atual cenário da alimentação, principalmente nos grandes centros, a obesidade, a hipertensão e o diabetes crescem. O pouco tempo dedicado às refeições e a pouca preocupação em colocar alimentos saudáveis no prato traz consequências indesejáveis e preocupa profissionais de saúde.

Mas nem tudo está perdido. Se de um lado o número de estabelecimentos do tipo “lanche rápido” aumenta, de outro, surgem restaurantes na linha Slow Food.

Mais do que uma proposta de preparar pratos com calma e dedicar um maior tempo para as refeições, o Slow Food é um movimento que propõe o comer consciente e responsável, em companhia de pessoas queridas, de modo a fazer da refeições um momento não para comer mecanicamente, mas para se nutrir. Os adeptos da linha Slow Food evitam alimentos extremamente processados e buscam nas receitas caseiras e nos ingredientes frescos, uma forma de fazer da refeição um momento para o consumo dos nutrientes importantes para o bom funcionamento orgânico.

A alimentação é, sem dúvida, a forma pela qual conseguimos nutrientes para a manutenção da vida e a energia necessária para as nossas atividades. Uma alimentação de qualidade é prioridade para a manutenção da saúde. Por alimentação de qualidade entende-se não somente a composição nutricional dos pratos mas também a escolha do local do consumo, características do ambiente que nos cerca no momento da refeição, assuntos conversados durante um almoço por exemplo.

Analise suas possibilidades! Faça o que estiver ao seu alcance e experimente uma atenção maior à alimentação saudável.

A Nutrício possui programas nutricionais específicos para a reeducação alimentar. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil). Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.