Rimonabanto: A Pílula Antibarriga

Rimonabanto - Acomplia)

Esta substância, mais conhecida como “pílula antibarriga”, foi descoberta na década de 90 e, em 2008, chegou ao nosso país, sendo usada por inúmeras pessoas com resultados considerados positivos pelos médicos.

O mecanismo de ação é simples. Uma área do hipotálamo chamada de CB1 (receptor canabinoide 1) é sensível a substâncias endocanabinóides produzidas pelo próprio corpo e que, diariamente, despertam a sensação de fome. O Rimonabanto age inibindo o receptor CB1, o que diminui a vontade de comer. Este receptor, atua na lipogênese, induzindo a obesidade, principalmente a central. Dessa forma, por inibir a ação do CB1, o rimonabanto é capaz de reverter esta ação para os obesos que têm doenças associadas como o diabetes tipo 2.

O Rimonabanto parecia ser uma verdadeira promessa de cura já que os efeitos deste processo podem ser a diminuição da circunferência abdominal, resistência insulínica e do triglicérides. Porém, quando chegou ao Brasil, com o nome comercial de Acomplia, a substância já havia tido a distribuição proibida em alguns países já que mais estudos tornavam-se necessários para avaliação dos efeitos colaterais.

Recentemente o rimonabanto também foi proibido no Brasil, já que estudos conduzidos por diversas entidades internacionais, mostraram que os usuários da substância podem ter agrave de situações como depressão e outros transtornos psiquiátricos. Assim, a medicação precisará ter seus estudos aprofundados antes que volte as pratelerias das farmácias do Brasil.

Enquanto aguardamos novas posições, nada melhor que educação nutricional para o combate às doenças crônico-degenerativas.

A Nutrício possui programas de reeducação alimentar específicos para o emagrecimento. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil).

Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.


Elaboração: Mariana Braga Neves - nutricionista e editora do site