Respiração Oral e Mastigação

O nariz é a estrutura mais especializada para a respiração. Ele aquece, filtra e umidifica o ar. Além disso, sabe-se que a força da respiração nasal favorece um crescimento facial harmônico e garante funções orais adequadas.

A Respiração oral é uma adaptação patológica uma vez que pode desencadear uma série de distúrbios. Ela ocorre por obstrução nasal, que às vezes com o próprio crescimento se resolve, mas às vezes é preciso de tratamento, que pode ser medicamentoso, cirúrgico ou ambos.

O respirador oral apresenta alterações morfofuncionais da face e distúrbios sistêmicos, principalmente pulmonares, porque a boca não foi feita para respirar.

A respiração oral leva a pessoa a se adaptar à nova forma de respirar, e isso altera as posturas de estruturas faciais e corporais. Quem respira pela boca, geralmente, não dormem bem, se cansam rapidamente, têm déficit respiratório, aumento de produção de muco, dor de ouvido e dor de cabeça.

A mastigação é outra alteração importante. Na maioria das vezes quem respira pela boca, quer por obstrução nasal, quer por mau-hábito, mastigam pouco, rápido e de boca aberta. Isto acontece pois precisam liberar a boca o mais rápido possível para respirar. Ainda sobre a mastigação, existe também uma preferência dessas pessoas por alimentos pastosos, mais macios, estes são mais fáceis de mastigar e cansam menos, contudo esses alimentos, na maioria das vezes, contêm muitos carboidratos e/ou açúcares.

A mastigação ineficaz e/ou incorreta atrapalha a digestão podendo levar à perda ou ganho excessivo de peso.

Se a respiração oral for apenas um mau-hábito; ou seja, a obstrução que impede a respiração nasal já foi tratada e eliminada, a via aérea está livre, porém o hábito de se respirar pela boca persiste; é preciso um tratamento de reeducação da respiração e adequação da mastigação e fala.

Este tratamento para adequar a musculatura facial e as funções orais, principalmente a respiração nasal e mastigação é feito com o Fonoaudiólogo.

Você também pode ter mais qualidade de vida respirando melhor e pelo nariz. Ligue e agende sua consulta!

Mayra Zambelli de Almeida - Fonoaudióloga - CRFa 3257 - mayra@uai.com.br
Rua Ceará, 1709 sl 501 - Belo Horizonte, MG - Tel: (31) 4101-0170 / (31) 9336-2520