Para marcação de consulta acesse AQUI e veja os nutricionistas credenciados em sua cidade da Rede Nutrício!

Atenção! Você que é Nutricionista, saiba como fazer parte da Rede Credenciada Nutrício acessando AQUI!

Publicidade





Receitas com Amaranto

Biscoito de Amaranto

Ingredientes:
- 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto
- 90g de manteiga sem sal
- 60g de açúcar mascavo
- 90g de açúcar refinado
- 1 ovo fresco
- 1 colher (café) de fermento em pó (químico)
- 1 colher (café) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (sopa) de leite
- 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
- 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional)

Modo de Preparo: Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espalham e podem grudar uns nos outros. Forno 180 graus e assar por 10 minutos. O cookie sai mole. Deixar esfriar para destacar do papel manteiga e colocar em potes bem fechados.

Bolo de Amaranto com Banana

Ingredientes:
- 1 ovo
- 1 xícara de açúcar
- 1/3 de xícara de margarina
- 1 banana amassada
- 1/2 xícara de amido de milho
- 1/2 xícara de farinha de mandioca
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher e meia de fermento para pão
- 1 xícara de flocos de amaranto
- 1/4 de xícara de leite

Modo de preparo: Bater o ovo com açúcar na batedeira. Colocar a margarina e a banana amassada. Parar de bater quando estiver misturado e colocar o amido de milho. Mexer com uma colher até incorporar o amido na massa. Voltar a bater e colocar a farinha de mandioca e o sal. Colocar os flocos de amaranto e mexer com uma colher até incorporar o amaranto na massa. Voltar a bater e colocar o leite. Colocar a mistura em uma forma untada, espalhar e enfeite com rodelas de banana. Polvilhar açúcar e canela a gosto. No forno pré-aquecido, em temperatura média, colocar a forma para assar por 40 a 45 minutos.

Bolo de Amaranto com Banana Passa

Ingredientes:
- 1 xícara de flocos de amaranto
- 1/2 xícara de farinha de aveia (trocar por fécula de batata se você for celíaco)
- 1 colher (chá) de sal
- 1 ovo (pode se substituído por ½ xícara de chá de gel de linhaça em vegetarianos)
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 1 xícara de chá de banana passa picada
- 1/3 de xícara de margarina
- 1 banana amassada
- 1/2 xícara de amido de milho
- 1 colher e meia de fermento para pão
- 1/4 de xícara de leite ou leite de soja

Preparo: Comece batendo o ovo com açúcar. Em seguida, coloque a margarina e a banana amassada. Assim que estiver misturado, pare de bater e coloque o amido de milho. Mexa com uma colher até incorporar o amido na massa. Depois, volte a bater e coloque a farinha e o sal. Pare novamente de bater para colocar os flocos de amaranto e a banana passa. Mexa com uma colher até incorporar o amaranto na massa. Volte a bater e coloque o leite. Coloque a mistura em uma forma untada, espalhe e enfeite com rodelas de banana. Polvilhe açúcar e canela a gosto. No forno pré-aquecido, em temperatura média, coloque a forma para assar por 40 a 45 minutos.

Chá de Amaranto

Ingredientes:
- Grãos de amaranto
- Cravo
- Canela
- Açúcar mascavo

Modo de preparo: Deixar os grãos 24 horas de molho. Cozinhar, e o caldo é misturado a uma infusão de cravo, canela e açúcar mascavo. Depois de 24 horas, escorrer a água e colocar o amaranto no fogo de volta para a panela. Colocar um litro de água. Deixar cozinhar por aproximadamente 30 minutos. O amaranto vai engrossar o caldo. Coar a mistura. O líquido que sobrou na jarra forma a bebida gelada. Levar para o liquidificador a parte sólida do amaranto que restou no coador e triturar mais um tempo. Voltar a peneirar com água essa mistura. Nessa segunda peneirada, você vai obter um líquido mais espesso que forma o chá quente. Coloque a cravo e a canela. Adoçar e colocar o limão.

Continuação das Receitas com Amaranto »