Intolerância à Rafinose

A Rafinose é um oligossacarídeos (carboidrato) encontrando em vegetais como uva, brócolis, repolho e em leguminosas como feijões e soja. Para a rafinose ser digerida ela precisa ser reduzida a um monossacarídeo que são carboidratos simples. Nesse processo é necessária uma enzima chamada da classe das galactosidases.

Algumas pessoas têm dificuldade nesse processo e a rafinose acumula-se nos intestinos, onde microorganismos anaeróbicos promovem sua fermentação, podendo causar má digestão.Os sintomas desse acúmulo de rafinose são flatulência, estufamento, plenitude, dor abdominal e arrotos.

Sabe-se que o feijão que é uma leguminosa rica em rafinose é também um dos alimentos mais populares dos brasileiros, sendo fonte de aminoácidos essenciais. Devido a isso é muito importante e recomendado o consumo de leguminosas.

Para evitar esses desconfortos causados pela má digestão da rafinose, deve se seguir uma dieta que controle a quantidade de alimentos que contenham o carboidrato. No mercado é possível encontrar a enzima em sachês de modo a favorecer a digestão da rafinose. Infelizmente muitas pessoas excluem o feijão da alimentação devido ao desconforto causado. O feijão azuki é uma variedade que contém menor quantidade da rafinose e por isso indicada para os intolerantes. Existem também algumas técnicas que podem ajudar a reduzir a quantidade de rafinose nas leguminosas. Siga a dica:

  • Escolha o feijão azuki, mais pobre em rafinose;
  • Lave os grãos. Coloque água de forma a cobrir todos os grãos;
  • Deixe de molho, em geladeira, por uma noite;
  • Lave novamente, descarte a água;
  • Ferva grande quantidade de água e despeje sobre os grãos. Deixe por 30 minutos e despreze a água;
  • Coloque para cozinhar em fogo alto, na pressão. Abaixe o fogo quando começar a soltar o ar. Deixe por 30 minutos;
  • Despreze todo o caldo. Coloque nova água e cozinhe como de costume.

A Nutrício possui programas nutricionais específicos para alimentação saudável. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil). Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.