Radicais Livres

As células do nosso corpo necessitam de oxigênio para diversos processos. O oxigênio é fundamental para que os nutrientes absorvidos da alimentação se transformem em energia. Nessa combustão, há a formação de radicais livres, ou seja, moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo que contêm elétrons altamente instáveis e que buscam se ligar às células do nosso corpo para buscar estabilidade. Esse é um mecanismo fisiológico indispensável ao nosso organismo, pois, por exemplo, às nossas defesas contra as infecções, são proveniente dele. O problema é quando há um excesso dessa produção.

Além da formação metabólica de radicais livres, diversos fatores como ambientais podem contribuir para o excesso dessa produção. Dentre eles podemos citar a poluição, radiação (raios X e ultravioleta do sol), fumo, consumo de álcool, uso de corantes, conservantes, estresse, consumo de gordura saturada.

Muitas doenças podem ser causadas pelo excesso de radicais livres em nosso corpo como é o caso do câncer, do Mal de Parkinson e do Alzheimer.

Nosso organismo possui defesas para os radicais livres como as enzimas glutationa, catalase e superóxido dismutase. No entanto, quando a produção é excessiva, precisamos de recursos extras tais como o consumo de alimentos ricos em antioxidantes. Os antioxidantes então se associam aos radicais livres e neutralizam a sua ação evitando possíveis danos que os radicais livres possam provocar.

Algumas fontes de alimentos com função antioxidante

Vitamina C: laranja, acerola, goiaba, morango, pimentão verde;
Vitamina A: cenoura, abóbora, tomate;
Vitamina E: óleos vegetais, avelãs, nozes, sementes, germens, azeite;
Selênio e Zinco: castanha do Brasil, sementes, mariscos.

Além da alimentação que é um fator essencial para manter uma estabilidade dos radicais livres no organismo, é importante se atentar aos outros fatores causais para evitar a sua produção excessiva tais como estresse e fumo.

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Por: Magda Nascimento (graduanda em nutrição) e Mariana Braga Neves (nutricionista)