Proteína Animal x Proteína Vegetal

Nutricionista Gerusa Carvalho

Quais os mitos e as verdades sobre essas proteínas?

Gerusa: Quando o assunto é proteína, vários são os tabus que alimentam as dúvidas de vegetarianos e de pessoas que querem aderir à dieta vegetariana. Mas não se deixem enganar. Muitas delas são mitos:

Todo vegetariano é anêmico. Mito!

A deficiência de ferro no organismo não é exclusividade dos vegetarianos e aparece também em pessoas que têm dieta pobre em ferro, o tipo da doença mais comum, mas também com baixos índices de zinco e vitaminas B12 (cujas proteínas de origem animal, incluindo leite e derivados são as principais fontes) e proteínas.

Vegetarianos podem praticar esportes regularmente. Verdade!

Claro! Uma alimentação que fornece todos os nutrientes essenciais, como é a vegetariana, não traz nenhuma limitação à prática de atividades físicas, muito pelo contrário. Alguns atletas famosos e medalhistas olímpicos, como Carl Lewis e o pugilista brasileiro Éder Jofre, são vegetarianos.

A dieta restrita a proteínas vegetais pode trazer riscos à saúde. Mito!

Quando bem planejada, a dieta vegetariana é viável em qualquer fase da vida. Já dietas onívoras estão mais sujeitas às doenças do excesso alimentar. As dietas veganas apenas exigem um cuidado maior com relação ao cálcio e vitamina B12. A partir do terceiro ano de veganismo, é necessária uma suplementação de vitamina B12, pois não existe a ingestão da vitamina.

Crianças precisam de carne para se desenvolver normalmente? Mito!

Não há nenhum componente presente na carne que não seja encontrado nos outros alimentos utilizados pelos vegetarianos, portanto, não. Os estudos que encontraram crescimento inadequado foram realizados com crianças submetidas a dietas extremamente restritas, como nas macrobióticas. A dieta vegetariana (inclusive sem ovos, queijo e leite), bem planejada, promove crescimento e desenvolvimento normais.

O vegetariano tem menos chances de sofrer doenças cardiovasculares? Verdade!

Sim! Não há mais dúvidas com relação a isso. Os resultados dos estudos são unânimes nessa constatação. Devido a isso, a American Heart Association recomenda a dieta vegetariana.

Quais os alimentos ricos em proteína animal e vegetal?

Gerusa: As principais fontes de proteína animal são: carnes, vísceras, peixes, ovos e leite e derivados. Já a proteína vegetal é encontrada nos feijões, lentilhas, soja, amendoim, grão de bico, ervilhas, amendoim, castanhas, tofu (queijo de soja).

Voltar para a primeira parte da entrevista Proteína Animal x Proteína Vegetal »