Dicas Para Evitar Náuseas na Gestação

Gestante: O que comer quando tiver náusea

As náuseas são os sintomas mais comuns do início da gestação. Em algumas mulheres, estes sintomas desaparecem ao final do primeiro trimestre, já em outras eles permanecem por um tempo maior. Parecem ser mais intensos pela manhã e em jejum prolongado. Embora seja uma manifestação natural da gestação, o médico deve ser informado para não haver o risco de desidratação da mulher.

Muitas vezes torna-se difícil fazer uma alimentação adequada. A regra é não desesperar. O ideal é tentar usar alimentos que sejam mais bem aceitos. Para evitar e aliviar as náuseas recomenda-se:

  • Comer devagar, mastigando muito bem e em ambiente tranquilo;
  • O fracionamento adequado da dieta: coma no máximo de 2 em 2 horas, em pequenas quantidades;
  • As refeições constituídas por alimentos a base de carboidratos, como cereais cozidos, torradas, biscoitos simples, batata cozida;
  • A restrição de líquidos de 1 a 2 horas antes e após as refeições. Porém, entre as refeições, o líquido está liberado e evita a desidratação;
  • Evitar consumir chá ou café;
  • Sempre que possível, evitar cozinhar odores que desencadeiam a náusea: verifique se a geladeira está limpa, se os alimentos nela guardados estão tampados e se não há frutas ou hortaliças em estado de deterioração;
  • Evitar ou limitar a ingestão de alimentos gordurosos e condimentados: evite o preparo de refeições com alho, cebola, pimenta, as frituras, os empanados, os salgadinhos;
  • Frutas muito ácidos como abacaxi e laranja normalmente não são bem toleradas nesta fase. Porém, a água com gotinhas de limão pode ser uma boa opção para manter a hidratação;
  • Nunca tomar remédios para náuseas sem perguntar ao médico;
  • Não tomar antiácidos;
  • Para algumas mulheres, consumir um alimento sólido, como o biscoito de água e sal, antes de se levantar, pela manhã, pode ser uma sugestão de grande valia;
  • O consumo de alimentos cozidos normalmente é mais indicado do que o de vegetais na forma crua.

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Texto: Emanuelle Vieira - Nutricionista em Ouro Branco, MG