Benefícios da Fonoaudiologia Estética

As temíveis rugas faciais tiram o sono de muita gente. A novidade é que com o auxílio da fonoaudiologia estética o problema pode ser amenizado e prevenido. Conheça estes e outros benefícios nesta entrevista com a fonoaudióloga Mayra Zambelli.

Quais são os benefícios da fonoaudiologia estética?

A Fonoaudiologia estética visa a um equilibrio e harmonia da musculatura da facial e cervical. Essa harmonia traz benefícios como melhora da simetria facial; diminuíção de rugas, sulcos e flacidez muscular; e, reestabelecimento das funções orofaciais (respiração, mastigação, deglutição e articulação).

Os exercícios podem ajudar a amenizar sinais como as rugas?

Os exercícios miofuncionais faciais atuam no fortalecimento e relaxamento das musculaturas orofaciais. As rugas são repetições da mímica facial necessárias à comunicação e expressão. Afinal nos comunicamos também com expresões faciais e corporais que complementam a fala. Assim sendo, os exercícios são estudados e escolhidos para cada grupo muscular de acordo com o estudo da face do paciente e o uso das musculaturas. Por serem específicos e direcionados é que obtém-se uma amenizaçao de linhas e sinais faciais. Auxiliam na diminuição das rugas.

A série de exercícios é montada de forma personalizada?

Sim. É feito uma avaliaçao detalhada do paciente e em cima desta é formulado um plano terapeutico individual. Por essa razão, tenha cuidado! Não faça exercícios indicados a uma amiga, eles podem fortalecer uma musculatura que você precisa relaxar, por exemplo, acentuando ainda mais as marcas de expressões tão indesejadas.

Podemos dizer que com este trabalho é possível evitar rugas?

A fonoaudiologia estética objetiva muito além do que uma diminuição de marcas e sinais de expressão. Isso é uma parte dos benefícios. Mas, os exercicios miofuncionais não descartam outros tratamentos, eles se somam ao trabalho do nutricionista, dermatologista, cirurgião plástico e outros. Ou seja, ainda não existe uma fórmula mágica que impeça o envelhecimento, mesmo porque o envelhecer estampa no rosto toda uma experiência de vida que não deve ser apagada. Porém queremos, trabalhamos e acreditamos que podemos envelhecer de uma forma mais saudável e bonita.

A Nutricionista Mariana Braga Neves, da Nutrício, acrescenta que a dieta equilibrada, com devido controle de proteína e rica em vitaminas e minerais antioxidante soma-se à fonoaudiologia estética e auxilia na prevenção do envelhecimento precoce.

Mayra Zambelli de Almeida
é fonoaudióloga e atua em Belo Horizonte
Contato: Rua Ceará 1709, sala 501 - Funcionários
Telefones: (31) 4101-0170 ou (31) 9336-2520
E-mail: mayra@uai.com.br