Emagreça Comendo Bem...

Toda vez que falamos em dieta para emagrecer pensamos logo em restrição, privação. Por causa disso, muitas são as pessoas que adiam o início de um programa alimentar de emagrecimento. Atingir e manter um peso saudável é uma medida de saúde que deve ser prioridade na vida de todos nós. Estar no peso ideal nos ajuda a evitar problemas articulares, diabetes tipo II, esteatose hepática e tantos outros transtornos incluindo o isolamento social causado pelos quilos a mais.

Toda hora aparecem dietas novas que prometem o emagrecimento. Não funcionam! Se de fato funcionassem não teríamos tanta gente acima do peso. As dietas milagrosas são antigas e jamais conseguiram o que é realmente um emagrecimento: a diminuição da gordura corporal de forma gradativa, contínua, com preservação da massa magra, por meio de uma rotina alimentar equilibrada, personalizada e com hábitos sustentáveis.

O seu objetivo é emagrecer? Faça a coisa certa. Evite dietas que cortem um determinado grupo alimentar. Dieta da proteínas, dieta low carb, nenhuma dessas vai te ajudar a emagrecer preservando a sua saúde. Não embarque também nessa de shakes que substituem refeições. As dietas saudáveis são também gostosas e incluem alimentos saborosos e ricos em nutrientes.

Todo nutricionista moderno une conhecimentos de nutrição funcional ao equilíbrio alimentar. O planejamento alimentar moderno envolve muito mais do que a simples contagem calórica. O papel que cada nutriente desempenha em um organismo depende de características da pessoa que os consome.

O pão, sempre eliminado das dietas, não só pode como deve fazer parte das dietas para emagrecer. A versão integral, sem dúvida é mais saudável, mas um pão francês pode ser incluído na dieta desde que com planejamento. Você não é diabético? Fique tranquilo que um docinho poderá fazer parte da sua rotina sim mas outros alimentos te ajudarão a não cometer excessos. E o arroz? Você sabia que o arroz e o feijão, alimentos tradicionais no prato do brasileiro, fazem uma excelente dupla quando falamos de proteína? Não troque esses alimentos por nada, mas pense em colocar pelo menos algumas vezes por semana, a versão integral. Nada de peito de frango com salada no almoço. Você pode e merece comer bem.

E o chocolate? Não há quem não goste de saborear essa delícia. O chocolate amargo, gostoso e saudável, nos ajuda inclusive no equilíbrio da pressão arterial. Uma boa opção para acompanhar um lanche, desde que na quantidade certa. Cacau é rico em antioxidantes. E os achocolatados? A maioria é rica em gordura e açúcar mas um deles é perfeito para você. O ChocoZero, da CCA Alimentos, é um achocolatado de caixinha, isento de gordura e não contém açúcar, além de conter 180 mg de cálcio e apenas 74 Kcal em uma embalagem de 200 mL. Vale conferir em https://www.facebook.com/chocozero.cca.

Biscoitinhos dão lugar aos cookies. Cheios de fibras, são gostosos e saciam. Experimente os da Jasmine e da Vitao. Você vai gostar. Os sorvetes cheios de calda ficaram para trás. A moda agora é o frozen, acompanhado de frutas. Saudáveis e bem leves fazem a festa até da garotada. E os famosos salgadinhos? Que tal tentar versões caseiras. Espetinhos de azeitona, queijo minas (ou tofu para os veganos) e tomate cereja são gostosos e fazem o maior sucesso. Experimente também um quibe de abóbora. Basta colocar uma xícara de chá de farinha de quibe de molho por 10 minutos em água quente. Depois é só escorrer, misturar com 1 xícara de chá de cheiro verde (salsa, cebolinha, hortelã, manjericão), 1 cebola ralada e meia moranga média cozida. Enrole no formato de quibe e leve ao forno. Sucesso garantido!

Quem é fã de uma massa aí? Que tal trocar aquele macarrão branquinho pela versão integral? Você pode adicionar vegetais, tomate seco, cogumelo, palmito, rúcula e por que não preparar um molho vermelho em casa, com cebola, alho e manjericão? Experimente novos sabores! Você vai se apaixonar pela nutrição saudável e perceber que pode emagrecer com alimentos gostosos e sem restrições severas.

A Nutrício possui programas nutricionais específicos para quem quer emagrecer de forma saudável e sustentável. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil). Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.

Por: Mariana Braga Neves - Nutricionista e Coordenadora da Rede Nutrício de Atendimento