Alimentação e o glúten

Atualmente muito se fala em dietas isentas de um ou outro nutriente visando a um emagrecimento mais rápido. Primeiro foi o carboidrato. Apontado como vilão o carboidrato foi injustamente colocado na berlinda e muitas dietas propuseram a retirada de pães, massas, cereais e vegetais como batata do prato. Porém, sabemos que não é esse o caminho. Retirar carboidratos da alimentação pode aumentar as chances de queima de massa magra, o que é extremamente prejudicial ao organismo. E no caso do glúten? Quem muitas vezes ouviu dizer das dietas sem glúten? Será que tirar o glúten da dieta é uma boa?

glúten é uma proteína encontrada em alimentos como trigo, aveia, cevada, centeio. Pessoas portadoras da Doença Celíaca devem retirar o glúten da alimentação totalmente. Mas e as pessoas que não têm a doença celíaca? No topo das dietas da moda está a dieta sem glúten. Defensores dessa linha de dieta afirmam que a retirada do glúten da alimentação traz benefícios como aumento da disposição e redução da gordura especialmente abdominal.

O assunto é polêmico mas não existe nada que comprove cientificamente que a retirada do glúten da dieta emagreça. Porém, se fizermos uma análise da alimentação do brasileiro veremos que trata-se de um cardápio muito rico em glúten. Pão, massas, pizzas, salgadinhos, bolos e biscoitos estão presentes em grande quantidade na nossa alimentação. Concordam? Imagine agora a retirada desses alimentos. Retirando as fontes de glúten da alimentação, obviamente a quantidade calórica diária tenderá a reduzir. E qual a consequência disso? Emagrecimento! Assim, não é a simples retirada dele que faz emagrecer, mas a redução do consumo calórico total.

De fato a nossa dieta tem se tornado cada vez mais prática. Nada mais conveniente do que abrir um pacote de biscoito. O consumo de glúten está lá nas alturas. Lembre-se do equilíbrio. Diversifique um pouco mais a sua alimentação, incluindo carnes magras, frutas, vegetais. A dieta saudável pode dar trabalho, mas vale a pena!

Nutrício possui programas nutricionais específicos para quem procura emagrecer de forma sustentável e para os portadores da doença celíaca. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil).
Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.

Texto: Nutricionista Mariana Braga Neves – coordenadora da Rede Nutrício de Atendimento

Leia mais sobre a Doença Celíaca »