O emagrecimento é um processo que não se resume a uma simples contagem de calorias. Mais do que consumir menos calorias do que se gasta, para emagrecer, é preciso que o funcionamento orgânico esteja adequado e os alimentos sejam escolhidos de maneira inteligente.
Cada alimento possui a sua capacidade de absorção dos radicais do oxigênio, cuja abreviatura é CARO, um valor científico que representa o nível de oxidantes nos alimentos. Fazer escolhas adequadas para consumir os alimentos certos é a proposta da Dieta do Oxigênio, detalhada no livro da nutricionista norte-americana Keri Glassman, The O² Diet. Segundo a autora, não é preciso nem mesmo contar as calorias, basta aumentar a quantidade de CARO’s da dieta. Segundo o livro é possível emagrecer 1 kg por semana com esta dieta.
Em excesso, os radicais livres podem causar doenças como o câncer e prejudicar o funcionamento orgânico, gerando transtornos como a dificuldade para emagrecer. Assim, a dieta ideal deve ser rica em alimentos com altos níveis de antioxidantes que neutralizam os efeitos da oxidação no organismo e a produção de radicais livres.
A proposta da dieta do oxigênio é que sejam consumidos cerca de 50 mil CARO’s nos primeiros 4 dias do tratamento. Após este período, sugere-se um consumo de pelo menos 30 mil CARO’s. A seguir, a quantidade de CARO’s de alguns alimentos:
Alcachofra: 7,9 mil pontos por unidade
Ameixa fresca: 4,1 mil pontos em 1 unidade
Ameixa seca: 1,9 mil pontos por três unidades
Canela: 7 mil pontos em 1 colher de chá
Chocolate amargo: 5,9 mil pontos por 30 gramas
Feijão: 7,8 mil pontos em meia xícara
Figo: 2,7 mil pontos em duas unidades
Limão: 3,2 mil pontos por 30 ml de suco
Melancia: 200 pontos em uma xícara
Mirtilo: 9,7 mil pontos em 1 xícara de chá
Toranja: 1,9 mil pontos por meia unidade
Vale ressaltar que incluir antioxidantes na dieta é sempre uma boa ideia quando pensamos em uma nutrição capaz de melhorar a nossa qualidade de vida, prevenir doenças, melhorar a memória e a disposição. Assim, a proposta da Dieta do Oxigênio está de acordo com os princípios da boa alimentação. Porém, para um efetivo e duradouro emagrecimento é preciso mais que isto. Torna-se fundamental o abandono dos hábitos alimentares indesejáveis, a inclusão de uma atividade física e a prática de uma dieta rica em fibras, frutas, cereais integrais, hortaliças e que contenha também carnes magras, laticínios pobres em gorduras. Deve ficar claro também que, sem uma criteriosa avaliação e uma dieta personalizada, não é possível dizer quantos quilos é possível emagrecer por mês. Este emagrecimento varia de pessoa para pessoa.
A Nutrício possui programas nutricionais específicos para quem deseja emagrecer. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil). Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.