Dieta Detox: Será que Vale a Pena?

Suco detox, gelatina detox, iogurte detox. A DETOX está por todo os lados. Mas será mesmo que a Detox pode ser feita por todas as pessoas?

A rotina diária conturbada, o estresse, a alimentação rica em açúcar, gorduras, conservantes, corantes faz aumentar a quantidade radicais livres em nosso corpo e a produção de toxinas. Nesse contexto, as chamadas detox, dietas que prometem desintoxicar o organismo e assim melhorar a saúde, emagrecer e garantir bem-estar estão são hoje de grande repercussão.

A dieta detox prioriza o consumo de frutas, vegetais, sucos, chás e coquetéis de forma a priorizar a ingestão de vitaminas, minerais, alimentos com propriedades funcionais. Essas condutas, indiscutivelmente, são excelentes. Por outro lado, uma detox mal planejada pode levar o organismo a queima de massa magra, uma vez que o aporte calórico fica muito aquém do recomendado para um emagrecimento saudável. Pode ainda levar o organismo a perder líquidos e ocasionar um emagrecimento ilusório, já que o peso da balança reduzirá mas a quantidade de gordura corporal não.

Outro ponto que merece atenção é dificuldade que algumas pessoas têm em seguir uma dieta detox e ter uma vida normal, seja pelo tipo de alimento, seja pela fome que uma orientação mal feita pode ocasionar. Tal problema acaba por levar ao abandono do regime e o organismo começa então a estocar gordura de forma rápida, gerando o famoso efeito sanfona.

Dietas detox encontradas em jornais e revistas representam risco para saúde. Imagine só um homem de 120 kg fazendo a mesma dieta que uma mulher 50 kg, nas mesmas quantidades??? Isso não pode funcionar.

Um dieta detox bem planejada pode ter sim ser positiva. A alimentação contemporânea é, sem dúvida, cheia de alimentos que sobrecarregam o fígado, órgão que tem também a função de detoxificação. A inclusão de alimentos que ajudam nesse processo pode ser interessante desde que faça parte de uma proposta alimentar personalizada e bem feita. Na verdade, o melhor mesmo é incluir na dieta alimentos com propriedades funcionais como a linhaça, o brócolis, a couve-flor, as frutas vermelhas, a couve, a laranja. E a lista não para por aí... Quem não gosta de um suquinho fresco feito com beterraba e maçã? E se você ainda não experimentou o suco verde, feito com folhas e água de coco, vale a pena testar no próximo lanche.

A Nutrício possui nutricionistas credenciados para elaboração de programas nutricionais visando a dieta detox. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil). Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.

Acesse o link a seguir para saber mais sobre Detox: a Dieta Detoxificante »
Acesse o link a seguir para ler algumas Receitas de Sucos e Saladas Detoxificantes »

Texto: Mariana Braga Neves - Nutricionista em Belo Horizonte, MG da Rede Nutrício de Atendimento