Rede Nutrício de Atendimento de Nutricionistas
Home » Matérias sobre nutrição » Dicas de alimentação e receitas

Dicas de Alimentação e Receitas Diversas

Muitas são as doenças que têm na alimentação uma de suas principais causas. Já está mais do que na hora de você preservar o seu bem maior: sua saúde. Que tal começar a escolher melhor o que coloca no prato?

Constipação intestinal... acabe com este mal.
Contipação intestinal, é a dificuldade de evacuação, popularmente conhecida como "prisão de ventre".
causada principalmente por uma dieta pobre em alimentos com fibras, estresse, falta de exercícios físicos, uso abusivo de laxativos e irregularidade das refeições.

Para evitar a constipação intestinal:

1)
Aumente o consumo de líquidos, consumindo no mínimo 2 litros de água por dia;
2)
Substitua alimentos refinados por alimentos integrais, assim você estará aumentando o consumo de fibras;
3)
Selecione melhor as frutas que você usa: mamão, manga, laranja, melancia, são sempre boas opções;
4)
Utilize a linhaça na vitamina;
5)
Tente incluir uma xícara de chá de chá verde;
6)
Consuma iogurte natural adoçado com mel;
7)
A ameixa é uma fruta que tem efeitos laxativos podendo ser ingerida;
8)
Não utilize laxantes ou purgantes, eles prejudicam seu organismo;
9)
Por fim, consuma os alimentos nas horas corretas, e com regularidade, sem  esquecer as principais refeições.

A melhor fonte de ferro da alimentação é a carne, seja ela branca ou vermelha. Alimentos como beterraba, folhas verdes e feijão também podem ajudar, mas a carne é imbatível. O ideal é que você procure comer este alimento duas vezes por dia, uma vez na hora do almoço e a outra no jantar. Se você não tem o costume de jantar, vale um sanduíche com peito de frango ou carne moída. Se você incluir juntamente a esta carne muitas folhas e suco de beterraba com laranja ou acerola seu organismo vai agradecer também. Outra dica é evitar que o seu organismo perca o ferro ingerido nestes alimentos. Para isto, você deve evitar cafeína (café, chá mate, chocolate, refrigerante) e também dar sempre um intervalo de pelo menos 2 horas entre a ingestão das fontes de ferro e o consumo de leite e derivados.

Alimentos permitidos:
leite, queijo fresco, ricota, sopas magras, carnes magras, ovos cozidos, verduras e legumes bem cozidos, pães, bolachas maria, maizena, água e sal.

Alimentos impróprios: Alimentos gordurosos e frituras, frutas ácidas, temperos fortes, doces concentrados, frutas secas e cristalizadas, Feijão, café, bebidas alcóolicas, linguiça, embutidos em geral, pepino, rabanete, tomate, couve, repolho, pimentão.

Diarréia? É com água de coco.
A água, especialmente de coco verde, é considerada um excelente soro vegetal. Basta adicionar uma pitada de sal para a re-hidratação de adultos e crianças com diarréias persistentes e desidratação.
Alho é tudo de bom!!!
Além de conferir um sabor especial à comida, o alho reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim (LDL) e aumentar os níveis de colesterol bom (HDL).

Segredo...
Um dos segredos de um bom café da manhã é incluir uma porção de proteínas...é, a proteína faz a glicose subir gradualmente no sangue, prevenindo ataques de fome antes da hora do almoço e a sensação de cansaço. Leite, iogurte, queijos e ovos são boas fontes. Mas fique atento! Se o seu colesterol estiver elevado opte por gelatina diet ou queijo branco!

As dicas a seguir foram cedidas pela nutricionista Luciana Rocha:

O cálcio emagrece!!!
O cálcio além de proteger os ossos ele também é um superaliado de quem quer eliminar aqueles quilinhos extras que tanto incomodam, ele interfere no desenvolvimento das células de gordura.
Onde encontrá-lo ???
Sua principal fonte é leite e derivados e vegetais verdes escuros.

A soja é a nova amiga do coração!!!
Estudos comprovam que o consumo regular de proteína de soja traz muitos benefícios a saúde, principalmente para as pessoas que apresentam doenças cardiovasculares. Ou seja o alimento contribui para que o coração bombeie o sangue de maneira eficaz. Além disto, este alimento ajuda na prevenção do câncer, inclusive de próstata, o que faz com ele seja indicado até mesmo para os homens.

Nutrientes que ajudam na prevenção da osteoporose:
• CÁLCIO: encontrado no leite e derivados.
• MAGNÉSIO: encontrado na abobrinha, espinafre e na castanha-do-pará.
• FÓSFORO: encontrado na semente de abóbora, gema de ovo, amêndoa.
• VITAMINA K: encontrado no brócolis, couve-de-bruxelas e na acelga.

O grão-de-bico ajuda a combater a depressão!!!
O grão-de-bico é uma leguminosa rica em triptofano, um aminoácido essencial para a produção da seretonina (substância que traz sensações como felicidade e bem-estar). Mas deve ser consumida sem a casca, pois existe uma substância presente que dificulta a absorção de nutrientes.

Outras dicas

O Chá Verde
O chá verde é um alimento excelente e riquíssimo em antioxidantes. Emagrecer é apenas uma das vantagens do chá verde. Ele também faz bem para a pele, ajuda na prevenção do câncer e melhora a saúde cardiovascular. Porém, a quantidade a ser usada deve ser indicada de acordo com cada pessoa. Hipertensos, portadores de gastrite e refluxo não devem abusar desta bebida. Veja algumas dicas para usar corretamente o chá verde:

Preparo
: coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar, apague o fogo. A água não deve entrar em ebulição. Acrescente 1 (uma) colher de sopa das folhas para 500 ml da água. Abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar, quente ou frio. Não se deve preparar grande quantidade de chá de uma só vez. O ideal é consumi-lo o mais próximo da hora na qual foi preparado. O chá de saquinho, embora prático, contém menos concentração da substância benéfica. O chá verde em cápsula só pode ser usado se indicado por um profissional de saúde.

Horário para usar o chá verde
: o chá verde não deve ser usado após as 16 horas, principalmente para quem já sofre de insônia. Também não deve ser usado após o almoço para não prejudicar a absorção de alguns nutrientes. O ideal é não combiná-lo com alimentos como leite e derivados. Assim, tome o chá no meio da manhã ou meio da tarde, acompanhado de pão ou biscoitinhos integrais.

Quantidade de chá verde diária
: hipertensos não devem usar mais de 2 xícaras de chá por dia. Mesmo assim é importante que o chá verde, se consumido por hipertensos e pessoas ansiosas, seja mais diluído. Para quem não apresenta nenhum comprometimento à saúde, o consumo de até 4 (quatro) xícaras diárias é saudável.

Fontes de Ferro
Açaí, beterraba, agrião, folhas de acelga, vegetais escuros, broto de bambu, melado, flocos de cereais, carne bovina, fígado, aves e peixes.

Fontes de Cálcio
Leite, queijos, iogurtes, amêndoas, sardinha, “leite de soja” enriquecido com cálcio, couve, brócolis, gergelim.

Fontes de Vitamina B12
Ostras, fígado, mexilhões, salmão.

Fontes de Potássio
Feijão, banana, batata baroa, alfava, chicória, taioba, passas.

Fontes de Vitamina C
Acerola, laranja, caju, mamão, goiaba.

Fontes de ácido Fólico
Fígado de galinha, feijão malhado, feijão fradinho, gérmen de trigo, lentilha, grão de bico.

Fontes de colesterol
Gema de ovo, miolo de boi, fígado bovino, manteiga, leite integral, camarão, lingüiça.

Fontes de gordura trans
Biscoito recheado, bolo industrializado, sorvete, empanados, congelados industrializados.

Fontes de sódio
Caldos em cubos, bacalhau, sopa pronta instantânea, molho inglês, molho tipo shoyu, tempero de macarrão instantâneo, embutidos (salsicha, presunto, etc), azeitona, enlatados, carne seca.

Receitas
Caso você anda sem tempo para preparar as suas refeições, acesse o link de RECEITAS diversas para conferir alguns pratos, saladas e sucos. São receitas práticas que podem ser feitas com poucos minutos e você terá uma refeição equilibrada que poderá ser consumida até mesmo no trabalho.

Menu Principal

Menu de Serviços

Pesquisar no Site


Publicidade