Consultoria Nutricional para Empresas de Alimentação

É o serviço que objetiva criar uma parceria com os proprietários de restaurantes comerciais, semi-industriais, industriais de pequeno ou médio porte, padarias, lanchonetes, hotéis, supermercados e outros segmentos de alimentação coletiva, auxiliando-os na adequação de suas práticas de produção às Normas vigentes da Vigilância Sanitária, garantindo refeições nutritivas, higienicamente adequadas e saudáveis à população. Esta é uma tarefa para o profissional de nutrição.

No Brasil, o setor de refeições coletivas vem crescendo cerca de 20% ao ano, mas também é crescente o número de enfermidades vinculadas à ingestão de alimentos. Embora a contaminação dos alimentos possa ter várias origens, do plantio ao consumidor, a sua inadequada manipulação durante o processamento e a distribuição é uma das principais causas de disseminação de enfermidades de origem alimentar.

A higiene pessoal dos manipuladores, como também os padrões de higiene que devem ser seguidos nos Serviços de Alimentação, vêm sendo muito discutidos devido à alta ocorrência de doenças de origem alimentar. As principais causas desses problemas são as práticas inadequadas de manipulação, a falta de higiene pessoal, a precária higienização na preparação dos alimentos, dos utensílios, equipamentos e do ambiente, entre outros.

A higiene relacionada às refeições é um assunto muito importante que requer muita atenção, treinamento, consciência e prudência dos profissionais da saúde e principalmente dos manipuladores, sendo essas pessoas as que estão direta e indiretamente em contato com os alimentos. Constitui tema de grande fiscalização.

Assim fica evidente a grande importância de uma prevenção, do conhecimento e da conscientização dos manipuladores de alimentos sobre a contaminação destes e suas consequências, destacando-se o papel do nutricionista como agente de mudanças e melhorias nos processos de produção e distribuição.

O serviço, desenvolvido por uma equipe de nutricionistas, tem como objetivo principal qualificar a equipe dos restaurantes parceiros, a fim de fornecer refeições nutritivas, higienicamente seguras e que sejam adequadas aos comensais, conforme dispõe a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. É composto por*:
• Avaliação da situação local;
• Diagnóstico e apresentação de Plano de Ação;
Curso para os manipuladores de alimentos;
• Treinamento de pessoal em vários temas com Certificação de Manipuladores de Alimentos;
• Avaliação pós-treinamentos e adequação;
• Assessoria administrativa;
• Elaboração de POP's (Procedimentos Operacionais Padronizados);
• Elaboração de Manual de Boas Práticas;
• Outros serviços conforme necessidade da Unidade.

Agende uma visita e conheça a proposta de melhorias para o seu Serviço de Alimentação Industrial.

* Orçamento individualizado, conforme pacote de serviços.