Estudo Comparando o Suco Feito do Sumo da Fruta e a Própria Fruta

Muito interessante esse estudo comparando o suco feito do sumo da fruta e a própria fruta... No estudo é feito um comparativo quanto ao pico de glicemia causado por esse sumo da fruta com o refrigerante de cola. Vale a pena ler ele na íntegra, abaixo um breve resumo tirado deste endereço: << http://www.fat-new-world.com/2013/08/fruta-e-sumo-de-fruta-natural-serao.html >>

É bom que entendamos que existem diferenças substanciais entre a fruta em si e o sumo que lhes é extraído. Apesar do valor nutricional em vitaminas e minerais, a fruta contém também açúcar: sacarose, frutose, e glicose. É por isso que gostamos tanto dela... É doce. Para fazer um copo de sumo, muito dificilmente chegará uma única peça de fruta, pelo que a quantidade de açúcar é maior comparativamente a uma porção de fruta intacta. Precisa de pelo menos 2 laranjas para fazer 200 ml de sumo. Mais açúcar, e mais energia de rápida absorção.

A velocidade de extração dos açúcares presentes na fruta sólida é inferior à dos sumos, gerando picos de glicemia bem distintos - os sumos de fruta têm, de um modo geral, um Índice Glicêmico (IG) superior. Os alimentos líquidos são normalmente menos saciantes do que os sólidos. Se a velocidade de absorção é rápida e são gerados picos elevados de glicemia, a descida subsequente gera fome precoce. Uma espécie de hipoglicemia reativa, mas que na verdade nem precisa de descer abaixo do basal. E o problema do IG é que depende da capacidade individual de controle da glicemia.

O sumo de laranja teve um impacto na glicemia semelhante à coca-cola. Isso mesmo. Não parecem existir diferenças entre as bebidas. Quando deixa de fazer parte das células e passa a solução, açúcar é açúcar, venha ele da fruta ou de um refrigerante. Pensando somente no impacto na glicemia, sem levar em conta o valor nutricional das bebidas.

Sendo fruta, então podem beber mais suco porque é saudável? A verdade é que se tratam de bebidas ricas em açúcar livre, mesmo com todo o valor em vitaminas e minerais que lhes pode ser reconhecido. Claro que são melhores do que qualquer refrigerante. Isso é indiscutível. Mas isso não significa que devam ser ingeridos com frequência, nem tão pouco que possam ser comparados à fruta no seu estado natural.

Na verdade, até a fruta deve ser ingerida com moderação, embora possa muito bem fazer parte da dieta no dia-a-dia.

Cautela é o segredo de uma alimentação saudável, sem sombra de dúvidas. E um nutricionista para pontuar essas dúvidas ou melhor "hábitos impostos"!!!

Por: Camila Ávila - nutricionista