Todo Corredor Precisa de Antioxidantes!

Alimentos fontes de antioxidantes e algumas dicas de consumo

As frutas oleaginosas tais como as nozes, castanhas, amêndoas, avelãs são ricas em selênio, zinco e magnésio, minerais que combatem os radicais livres, além de fornecem ômega-3, que é também protetor do coração.

Estão disponíveis em granolas e/ou misturas de cereais que podem acompanhar iogurtes, frutas, vitaminas e sucos; podem junto com frutas secas compor pequenos lanches e estão presentes em pães, bolos, biscoitos e barrinhas, consumidos nos lanches e refeições principais.

Salmão, azeite de oliva, sardinha e linhaça também são ricos em ômega-3.

O azeite pode temperar saladas e recheios de sanduíches, por exemplo com salmão e sardinha.

A linhaça pode ser consumida em granolas, biscoitos, pães e outros produtos, mas também misturada à iogurtes, comidas, vitaminas etc.

A soja é rica em isoflavona. Além de poderoso antioxidante, há estudos mosntrando que a substância também aumenta a retenção de cálcio pelos ossos.

Pode fazer parte da preparação de saladas ou presente em produtos disponíveis atualmente, como biscoitos, sucos, barrinhas de cerais, pães e outros.

Frutas cítricas, ricas em vitamina C, um poderoso antioxidante, essencial na produção do colágeno e no processo de cicatrização.

As frutas in natura podem compor os lanches ou estar presente nas refeições principais, como sucos, misturadas às saladas ou como sobremesa!

Açaí e suco de uva integral possui alto teor de antocianinas e é fonte de fibras.

O primeiro pode ser uma ótima opção pós treino combinado com castanhas/granola e o segundo acompanhando os lanches e as refeições principais.

É muito interessante que os corredores sigam um plano alimentar que contemple suas necessidades diárias, seus objetivos específicos (perda de peso, melhora da performance, aumento da massa muscular e outros) e alie a isto a prevenção e diminuição do estresse oxidativo, incluindo os antioxidantes em sua dieta!

Consulte já o seu nutricionista e peça para incluir estes poderosos nutrientes no seu dia a dia!

A Nutrício possui programas nutricionais específicos para quem pratica a atividade de corrida. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil).

Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.

Elaboração: Cristhiane Foureaux Toledo - nutricionista

Voltar para a primeira parte sobre Alimentos antioxidantes para corredores »