Alimentação para Prevençao da Doença de Alzheimer

Agora veja na tabela abaixo o que deve ser evitado para a prevenção da doença de Alzheimer:

Gordura Saturada
  • Alimentos processados: salgadinhos (“chips”), massas prontas, refeições congeladas, empanados de frango e peixe, macarrão instantâneo
  • Embutidos: bacon, presunto, apresuntado, mortadela, salaminho, salsicha, linguiça
  • Carnes processadas: almôndegas, hambúrguer, nuggets, steaks, empanados
  • Salgados fritos e assados: coxinha, pastel, enrolado, torta, esfirra, quibe, empada
  • Carnes gordas: fraldinha, língua bovina, maçã de peito, picanha, asinha de frango, coração de frango, coxa e sobrecoxa com pele, linguiça, bisteca, costela bovina e suína, pernil, bacon, toucinho, torresmo
  • Óleos e gorduras: óleo de coco, manteiga, margarina, maionese, côco in natura ou ralado, amendoim, banha de porco
  • Laticínios integrais: leite integral, iogurte integral, iogurte grego, creme de leite, nata, queijos como o canastra, meio cura, Minas padrão, mussarela, provolone, parmesão e prato, requeijão e coalhada integral
  • Outros produtos: sorvetes, biscoitos recheados, chocolates, creme de avelã, pasta de amendoim, salgadinhos tipo “chips”, macarrão instantâneo
Gordura Trans
  • margarina, gordura hidrogenada
  • pipoca de microondas
  • macarrão instantâneo
  • sorvetes
  • biscoitos salgados, recheados e cookies
  • chocolates
  • pizzas e outros alimentos congelados
  • steaks e empanados
  • salgadinhos tipo “chips”
  • pastéis, salgados e produtos de confeitaria

Vitaminas

As vitaminas C, E e os carotenóides (pró-vitamina A) atuam como excelentes antioxidantes, reduzindo o estresse oxidativo que está envolvido nas alterações que levam à doença de Alzheimer. Assim, procure consumir diariamente boas fontes desses nutrientes. Veja abaixo onde encontrá-los:

  • Vitamina C: Frutas em geral, principalmente as cítricas (acerola, laranja, limão, mexerica, abacaxi), pimentão, brócolis;
  • Vitamina E: óleos vegetais, castanhas, semente de girassol, manga, abacate, mamão, ameixa seca, atum enlatado;
  • Carotenóides: folhosos de coloração verde-escura (espinafre, mostarda, brócolis, couve), vegetais e frutas de cor amarela-alaranjada (cenoura vermelha, abóbora moranga, manga, pêssego) e vermelha (goiaba, melancia, mamão, tomate).

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