Os Alimentos Probióticos

Com o aumento das doenças causadas por uma má alimentação, como o diabetes, obesidades, as dislipidemias, se aumentou também o interesse das pessoas em buscar alimentos que pudessem melhorar ou ajudar no tratamento desses casos, e não apenas isso, notou-se uma grande procura por alimentos que prevenissem ou promovesse saúde.

Os alimentos funcionais são aqueles que além de oferecerem os nutrientes, possuem a propriedade de conceder benefícios a saúde, incluindo a redução do risco de doenças. Um grupo que se tem destacado entre os alimentos funcionais são os probióticos.

Derivado do grego a palavra significa pró-vida, são denominados alimentos que contém microorganismos vivos que quando ingeridos em determinada quantidade, apresentam efeito benéfico sobre a saúde e bem estar do hospedeiro, por estimular o crescimento e atividade de bactérias benéficas. Isso é importante por que um desequilíbrio na microbiota intestinal interfere no aproveitamento de vitaminas e nutrientes, aumenta os problemas intestinais e o risco de cânceres.

Os alimentos probióticos possuem diversos benefícios como: atividade anticarcinogênica, agem melhorando quadros alérgicos alimentares e intolerância a lactose, auxiliam na redução do colesterol, melhoram o funcionamento intestinal, fortalecem o sistema imunológico. Podemos então considerar os probióticos os ”melhores amigos do intestino”

Hoje se encontra os produtos contendo probióticos com grande facilidade, em supermercados, mercearias. Eles estão em alimentos infantis, leites fermentados e produtos lácteos. Dessa maneira inclua esses alimentos na sua alimentação cotidiana para verificar os benefícios que eles podem proporcionar. Aproveite!

Dicas de Nutrição

  • Evite dietas extremas e milagrosas;
  • Evite dietas de apenas um nutriente, inclua na sua alimentação diária todos os grupos de alimentos (cereais, pães, frutas, hortaliças, carnes, leguminosas, leite e derivados);
  • Hidratação é fundamental, inclua de 1,5 a 2,0 litros para repor as perdas diárias;
  • Evite beber refrigerantes, prefira os sucos naturais;
  • Leve sempre na bolsa ou deixe no escritório uma barrinha de cereais, quando a fome apertar você tem uma opção saudável em mãos;
  • Não vá ao supermercado com fome, vá sempre após as refeições, isso evitará o consumo de balas, salgadinhos, chocolates;
  • Faça suas refeições em ambiente calmo e tranquilo, mastigue bem os alimentos, aproveite o momento;
  • Em restaurantes a quilo, passe primeiro ao buffet de saladas e faça escolhas saudáveis;
  • Pratique atividade física pelo menos 3 vezes na semana, 40 min de caminhada por dia, ajudam a tornar sua vida mais saudável.

Texto: Mariana Braga Neves - Nutricionista

Saiba agora sobre os Alimentos Prebióticos »