Rede Nutrício de Atendimento de Nutricionistas
Home » Matérias sobre nutrição » Alimentos orgânicos e hidropônicos

Alimentos Orgânicos e Hidropônicos

Uma alimentação variada, incluindo frutas, verduras e legumes, é essencial para garantia da qualidade de vida. Porém, tão importante como o conusmo destes alimentos é a atençao à qualidade deles.

Diante dos diversos recurosos utilizados pelos produtores destes alimentos e dos muitos processos pelos quais os vegetais passam até chegar à nossa mesa, é de se esperar que a qualidade nutricional dos mesmo seja prejudicada.

É por este motivo que a procura por alimentos orgânicos têm aumentado. Nas gôndolas dos supermercados não faltam opções de alimentos orgânicos: frutas, verduras, carnes, açúcar, café. Chamamos de orgânico o alimento que foi cultivado sem o uso de adubos químicos, agrotóxicos ou dejetos humanos. O cultivo orgânico visa a manejar de forma equilibrada, o solo e os recursos naturais.

Embora a composição de nutrientes dos alimentos orgânicos não seja significativamente superior a dos alimentos “convencionais”, podemos dizer que estes alimentos são mais seguros e contribuem para um organismo mais saudável, uma vez que evitam os males causados pelo excesso de agrotóxicos como a sobrecarga renal e hepática. Por este


motivo, os orgânicos são indicados para gestantes, crianças, idosos, imunodeprimidos.

Visualmente não se diferencia os alimentos orgânicos dos convencionais e, para isso, existme selos de certificação que o produtos é orgânico, assinados por associações de agricultores que inspecionam todo o processo, e verificam se o produto esta realmente dentro das regras. Use e abuse desses alimentos e garanta mais saúde para você e sua família.

Quanto aos alimentos hidropônicos eles são produzidos em estufas (ambiente protegido), onde não há o uso do solo, e sim o uso de adubos químicos de fácil solubilidade em água. As verduras são cultivadas dentro de tubos plásticos perfurados ou em recipientes com substrato e nutridas com a solução de água e adubos químicos. As raízes absorvem os nutrientes diretamente da solução que circula dentro dos tubos ou colocada no meio de cultivo do recipiente utilizado. As plantas hidropônicas, por serem cultivadas fora do solo, tornam-se mais suscetíveis ao ataque de doenças, que muitas vezes surgem de maneira não controlável, obrigando o produtor a usar agrotóxicos na tentativa de salvar sua produção. Diferentemente do que acontece com os alimentos orgânicos, que são produzidos com o uso do solo equilibrado química, física e biologicamente, com boas condições para que a planta desenvolva bem e produza alimento sadio e sem resíduos tóxicos.

Para ressaltar bem um produto hidropônico de um orgânico, veja esta tabela comparativa:

HIDROPONIA
AGRICULTURA ORGÂNICA
Produção de alimentos sem o uso do solo Produção de alimentos no solo
Plantas recebem agrotóxicos Plantas não recebem agrotóxicos.
Plantas precisam receber fertilizantes químicos, devido a ausência de solo. Plantas recebem apenas fertilizantes orgânicos ou minerais moídos.
Eventuais excessos de nutrientes ou impurezas na solução nutritiva podem se acumular no produto hidropônico. O solo filtra e neutraliza as eventuais impurezas e a planta aproveita os nutrientes sem acumular excessos.
Plantas com metabolismo desequilibrado, suscetíveis ao ataque de pragas e doenças. Plantas com metabolismo equilibrado, mais resistentes a pragas e doenças.
A beleza garante ao consumidor que o produto é saudável. O sistema de produção certificado garante ao consumidor que o produto é saudável.

Menu Principal

Menu de Serviços

Pesquisar no Site


Publicidade