Nutrição no Triathlon

O Triathlon é um esporte que inclui uma combinação de três modalidades desportivas: ciclismo, natação e corrida. Ele exige do praticamente não somente um bom preparo físico como também um trabalho mental. A importância da nutrição na performance e no desenvolvimento dos atletas já é cientificamente comprovada. Diversos estudos demonstram a conduta nutricional como uma forma de otimizar o desempenho atlético e diminuir os efeitos negativos do impacto do exercício.

Um triatleta precisa gozar de bom estado nutricional. Atletas com bom perfil antropométrico, com baixo percentual de gordura, apresentam melhor desempenho nas atividades. Uma dieta equilibrada e balanceada pode trazer diversos benefícios para os indivíduos ativos seja melhorando sua qualidade de vida, ou o desempenho esportivo competitivo. Essa deve oferecer quantidades adequadas de calorias, carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais, e também é indispensável à hidratação.

O controle nutricional não deve ser realizado apenas no período de competições. A programação alimentar deve ser parte da rotina acompanhando o treinamento. Como o treinamento é muito intenso a demanda energética se eleva muito, e por isso é importante adequar esse valor às necessidades de cada atleta. É importante se distribuir as refeições durante o dia para que se consiga atingir a alta grande quantidade de calorias.

Para a criação do programa alimentar personalizado, o nutricionista deve ter acesso a todas as informações sobre o treinamento, estabelecer contato com o treinador e realizar uma criteriosa avaliação.

Os carboidratos, representados pelas massas, pães, arroz e outros cereais irão repor os estoques musculares, hepáticos, proporcionando um treinamento sem prejuízo. Deve-se estar atento ao índice glicêmico dos alimentos, para períodos pré-treino, durante e pós-treino.

Os atletas, não somente desta modalidade como também de outras, preocupam-se em manter um baixo percentual lipídio, para não prejudicarem o desempenho. Porém, não é prudente reduzir abruptamente os lipídeos da dieta, pois esta conduta pode interferir negativamente no rendimento físico. Porém, não se deve consumir alimentos gordurosos antes da competição ou treino.

As proteínas, principalmente de alto valor biológico, devem fazer parte da maioria das refeições do triatleta. Atletas de forma geral exageram no consumo de proteínas, o que pode ocasionar problemas de saúde, como transtornos reais. Uma quantidade adequada de proteínas é essencial para o processo de síntese de e manutenção da massa muscular. Após a competição, a combinação de carboidratos e proteínas é importante para a recuperação.

Atenção especial deve ser dada a hidratação. O atleta deve se manter hidratado, priorizando o consumo de líquidos frequente e contínuo na véspera e seguindo um esquema personalizado durante a competição e treinos. A desidratação é a principal causa da necessidade de assistência médica em provas de triatlon.

Alguns cuidados nutricionais:

  • >Manter-se hidratado, de preferência com água. Evitar bebidas com cafeína e álcool;
  • Consumir após o término de treinos pesados, bebidas ricas de carboidratos;
  • Não consumir suplementos protéicos, vitamínicos e de minerais sem a recomendação prévia de um nutricionista;
  • Antes das provas consumir alimentos ricos em carboidratos de baixo índice glicêmico. A quantidade deve ser calculada de acordo com os dados do cliente;
  • Durante e antes da prova evitar alimentos gordurosos;
  • Evitar alimentos flatulentos como feijão, repolho, couve-flor, refrigerantes, antes das provas;
  • Ter uma programação de hidratação e reposição de carboidratos e eletrólitos (potássio, sódio, cloro), personalizada;
  • Fazer uso de alimentos ricos em antioxidantes: castanhas, azeite, peixes, laranja, uva roxa, quinua, linhaça.

A Nutrício possui programas nutricionais específicos para quem pratica o triathlon. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil). Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.

Texto: Mariana Braga Neves (nutricionista) & Natália Lúcia da Silva (nutricionista)