Alimentação Saudável Para Vida Longa...

Já se foi o tempo em que cuidar da alimentação era uma preocupação somente para pessoas acima do peso. Hoje sabemos que a dieta saudável é fundamental para uma vida longa e com qualidade. O que você tem feito para melhorar a sua alimentação? Se este assunto ainda não é uma preocupação para você, confira as dicas para começar a se cuidar:

  • Carne: nem de mais nem de menos! A carne é uma excelente fonte de proteínas e ferro. Consuma, moderadamente, carne cozidas e evite as tostadas. Peixe e frango também não devem ficar de fora;
  • Diga não à gordura trans e à saturada: evite manteiga, cremes, frituras, biscoitos recheados, salgadinhos, carnes gordas e queijos amarelos;
  • Bebida alcoólica no limite: o excesso de bebida com certeza não é uma boa opção. Alguns estudos mostram que pequenas doses diárias, principalmente de vinho tinto seco, podem melhorar a qualidade de vida;
  • Fibras, água e alimentos probióticos: esta aí a combinação ideal para o intestino funcionar bem, condição básica de saúde. Aumente o consumo de frutas, vegetais, cereais integrais e inclua iogurtes e leite fermentados na sua alimentação;
  • Boa forma com saúde: pessoas acima do peso estão mais propensas a ter diabetes e hipertensão. Controle seu hoje desde já. Com a reeducação alimentar fica fácil manter a forma;
  • Antioxidantes e alimentos funcionais no seu prato: se você nunca ouviu falar nestes alimentos, saiba que eles contêm substâncias poderosas para a sua saúde. Soja, aveia, suco de uva, azeite e castanhas são alguns dos nossos aliados;
  • Ovos e café: dois alimentos muito polêmicos. A regra é não abusar. Estudos recentes mostram que o ovo em excesso aumenta até mesmo o risco de diabetes e que o consumo de café deve ser regrado para hipertensos e portadores de gastrite.

Cuide do seu bem maior. Além da alimentação vale evitar o cigarro, o estresse e manter a atividade física regular.

A Nutrício possui programas nutricionais específicos para uma alimentação saudável. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil).

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Texto: Mariana Braga Neves - Nutricionista em Belo Horizonte, MG