Rede Nutrício de Atendimento de Nutricionistas
Matérias sobre nutrição » A dieta ortomolecular

Nutrição: A Alimentação Ortomolecular

A Dieta Ortomolecular, baseada na medicina ortomolecular, tem como objetivo restabelecer o equilíbrio químico do organismo, corrigindo carências de nutrientes e excessos de vitaminas e minerais. Visa à neutralizar os radicais livres, desacerelando o processo de envelhecimento. Alguns fatores como estresse, poluição, álcool, cigarro e uma alimentação inadequada nos expõe a um excesso de produção desses radicais, e estas moléculas instáveis são capazes de lesar as células sadias, aumentando as chances de doenças e acelerando o processo de envelhecimento e desgaste orgânico.

O tratamento baseia-se em uma combinação de atividade física, alimentação saudável e mudança comportamental. O ajuste dos nutrientes baseado na alimentação alteram o metabolismo positivamente, melhorando a função intestinal, facilitando, assim a queima de gordura e eliminação de toxinas. Dentre os benefícios estão a melhora da disposição, da função sexual e cardiovascular além da manutenção de um peso saudável.

O tratamento começa com uma consulta, que deve ser feita por um médico especialista.

Na primeira etapa do tratamento so solicitados exames que visam a avaliar a concentração de vitaminas e minerais no


organismo (mineralograma ou teste do cabelo). Após esta avaliação e do parecer do médico, tem início o trabalho do nutricionista, que elabora um plano alimentar personalizado.

É importante a realização da consulta médica avaliadora antes da elaboração do plano alimentar personalizado. A dieta ortomolecular é toda individualizada. Embora cada profissional disponha de suas próprias orientações nutricionais de acordo com o cliente, é comum a preocupação com o funcionamento do intestino, com a otimização da absorção de nutrientes e com a eliminação de toxinas. Algumas dicas que poderão ajudá-lo:

• Prefira os alimentos naturais. Evite os indutrializados;
• Evite frituras;
• Evite refrigerante, conservas, embutidos;
• Prefira sucos naturais;
• Evite fumo e bebida alcoólica;
• Evite açúcar e doces;
• Aumente o consumo de frutas e hortaliças, frescas e orgânicas.

A Rede Credenciada de Nutricionistas da Nutrício oferece a elaboração dos planos alimentares personalizados, para isso deve haver uma consulta médica prévia com um profissional da área ortomolecular com encaminhamento ao trabalho nutricional.

Texto: Mariana Braga Neves (nutricionista da Nutrício) e Natália Lúcia da Silva (nutricionista)

Menu Principal

Menu de Serviços

Pesquisar no Site


Publicidade