Rede Nutrício de Atendimento de Nutricionistas

Publicidade




Home » Entrevistas sobre nutrição » Adoçantes

Saiba Mais Sobre os Adoçantes

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a segurança dos adoçantes, qual tipo escolher e como usar. Nas prateleiras dos supermercados existe uma infinidade de marcas à disposição e é importante ressaltar que, para uma adequada escolha, é imprescindível a leitura do rótulo visando à compreensão das informações nutricionais contidas no mesmo.

Seja pela busca do peso ideal ou pela praticidade, substituir o açúcar por adoçante tornou-se um hábito freqüente. Porém, muitas pessoas têm dúvida: adoçante faz mal à saúde? Os adoçantes ajudam a emagrecer? Quais são os tipos de adoçantes? Confira a entrevista com nutricionista Mariana Braga Neves, da Nutrício.

Os adoçantes são menos calóricos que o açúcar?
R: Na verdade, o adoçante possui um poder de adoçamento muito maior que o do açúcar de mesa. Assim, usar adoçante em uma bebida ou uma preparação, reduz significativamente o valor calórico do alimento se comparado com o que foi adoçado com o açúcar comum.


Quais são os tipos mais comuns de adoçante?
R: São vários, dentre eles podemos citar a sacarina, o ciclamato, o aspartame, o acessulfame-k, a sucralose, a frutose e os esteviosídeos.


Qual é a quantidade máxima de adoçante diária considerada segura?
R: Depente do adoçante. Existem estudos que estabelecem a Ingestão Diária Aceitável de cada adoçante, mas é sempre bom usar o bom senso.


Qual é esta Ingestão Diária Aceitável para cada adoçante?

R:
S
acarina – 5mg/Kg de peso/dia
Ciclamato - 11 mg/kg de peso corporal/dia
Aspartame - 40 mg/ Kg de peso corporal/dia
Acesulfame-k 15mg/kg de peso corporal/dia
Steviosídeo - 5,5 mg/kg de peso corporal/dia
Sucralose - 15 mg/kg de peso corporal.


A sacarina engorda?

R: A sacarina em si, assim como alguns outros adoçantes, não contêm quantidade significativa de calorias. Porém, tem um poder adoçante muito maior que o da sacarose. O sabor doce conseguido pela adição da substância em bebidas, preparações e pelo consumo de produtos diet que contêm a sacarina, faz com que o organismo se prepare para receber alimentos ricos em açúcar. Como este carboidrato não é recebido pelo sistema digestório, o organismo torna-se desregulado e o mecanismo da fome é afetado. Assim, o consumo de alimentos passa a ser maior que o previsto e isso gera o ganho de peso.


Que adoçante você indica?
Sugiro aos meus clientes que são saudáveis, sem alterações que contra-indiquem algum tipo de edulcorante, que alternem o tipo de adoçante. Assim, sugiro que eles comprem de um tipo, façam o uso moderado e mudem o tipo constantemente para que não façam uso contínuo de nenhuma substância.

A Nutrício possui programas nutricionais específicos para o emagrecimento, bem como para diabéticos e hipertensos. Trabalhamos também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil). Encontre o nutricionista mais próximo de você pesquisando em nossa Rede Credenciada de Nutricionistas.